7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova substância extremamente reativa descoberta na atmosfera

atmósfera, nueva, sustancia, reactiva, descubrimiento

Nova substância extremamente reativa descoberta na atmosfera

Washington, 27 mai (Prensa Latina) Uma equipe internacional de cientistas descobriu a existência de hidrotrióxidos na atmosfera terrestre, um composto extremamente oxidante que pode afetar a saúde humana, informou hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o estudo publicado na revista Science, tratam-se de hidrotrióxidos (ROOOH) que se formam durante a decomposição atmosférica de várias substâncias conhecidas e amplamente emitidas, incluindo isopreno e sulfeto de dimetila.

Especialistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Estados Unidos, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, e do Instituto Leibniz de Pesquisa Troposférica da Alemanha; Explicaram que esses compostos realmente se formam na atmosfera a partir de quase todos os compostos químicos e são surpreendentemente estáveis.

Eles também acreditam que os trióxidos podem penetrare em pequenas partículas transportadas pelo ar, conhecidas como aerossóis, que podem levar a doenças respiratórias e cardiovasculares.

Eles apontaram que há uma alta probabilidade de que os hidrotrióxidos afetem a quantidade de aerossóis produzidos.

“Os aerossóis refletem e absorvem a luz solar, isso afeta o equilíbrio térmico da Terra, ou seja, a proporção da luz solar que a Terra absorve e retorna ao espaço; quando absorvem substâncias, crescem e contribuem para a formação de nuvens, o que afeta o clima do planeta”, lembrou a coautora da pesquisa, Eva R. Kjaergaard.

Por sua vez, um dos pesquisadores, Kristan H. Moller, alertou que a maior parte da atividade humana leva à emissão de substâncias químicas na atmosfera e o conhecimento das reações determinantes desses processos pode prever como eles afetarão a atmosfera no futuro.

“A descoberta sugere que pode haver muitas outras coisas no ar que ainda não conhecemos. O ar ao nosso redor é um enorme emaranhado de reações químicas complexas”, acrescentou outro dos cientistas, Jing Chen.

Pesquisas anteriores especularam se trióxidos, compostos químicos com três átomos de oxigênio ligados e, portanto, ainda mais reativos que os peróxidos, também foram encontrados na atmosfera. A recente publicação na Science comprova as hipóteses de forma inequívoca.

mv/cdg/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.