7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba reafirma compromisso com a unidade da América Latina e do Caribe

Cuba reafirma compromisso com a unidade da América Latina e do Caribe

Havana, 27 de maio (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reafirmou hoje o compromisso de seu país com a unidade e integração das nações da América Latina e do Caribe, diante da política divisionista dos Estados Unidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao inaugurar, nesta capital, a XXI Cúpula da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), o presidente ressaltou que é fundamental manter uma voz firme e articulada para o desenvolvimento sustentável e a defesa de soberania na região.

Diante dos chefes de Estado e de governo e representantes dos 10 países da Aliança, reunidos no Palácio da Revolução (sede do Executivo), denunciou que os Estados Unidos assumem ilegitimamente o papel de árbitro da democracia, e O sistema pan-americano como instrumento de dominação.

Ele também rejeitou a política de exclusão aplicada pelo governo dessa potência diante da IX Cúpula das Américas, marcada para o próximo mês em Los Angeles, e qualificou a decisão de não incluir Cuba, Venezuela e Nicarágua como um retrocesso histórico que fere a soberania das nações.

Os Estados Unidos aproveitam sua condição de sede desse fórum para restringir a participação de países com muito a contribuir para o evento, ressaltou.

Nesse sentido, destacou as conquistas de Cuba no enfrentamento da pandemia de Covid-19 apoiada por seus profissionais de saúde e cientistas, que desenvolveram suas próprias vacinas e medicamentos, que colocaram a serviço dos países da ALBA-TCP.

Díaz-Canel evocou as posições defendidas pelo general do Exército Raúl Castro na VII Cúpula das Américas realizada em 2015 no Panamá.

Na ocasião, o então chefe de Estado destacou que a criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) mostrou que a região pode caminhar para a unidade e a realização de objetivos comuns no âmbito da diversidade.

O mesmo aconteceu com a proclamação da América Latina e do Caribe como zona de paz, adotada nesta capital em 2014 durante a II Cúpula da CELAC, destacou Díaz-Canel.

Em seu discurso, o presidente cubano pediu a mudança das regras das atuais relações hemisféricas.

Díaz-Canel disse recentemente que em nenhuma circunstância Cuba participará da cúpula convocada por Washington.

“Compartilhamos a posição dos líderes da região que afirmaram firmemente que todos devem ser convidados em pé de igualdade”, afirmou.

mem/evm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.