7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congressistas dos EUA pedem convite a Cuba para a Cúpula das Américas

EEUU, congresistas, pedido, presencia, Cuba, Cumbre, Américas

Congressistas dos EUA pedem convite a Cuba para a Cúpula das Américas

Washington, 27 mai (Prensa Latina) Um grupo de congressistas estadunidenses instou o presidente Joe Biden a convidar Cuba, Venezuela e Nicarágua para a Cúpula das Américas, prevista para 6 e 10 de junho em Los Angeles.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em carta enviada ao governante democrata nesta quinta-feira, uma dezena de parlamentares afirmou que a omissão dos governos dessas três nações pode prejudicar a posição do país do norte na região.

O evento continental acontecerá em um momento crítico para a América Latina e o Caribe, pois o hemisfério luta para superar a crise de saúde causada pelo Covid-19 e lida com o impacto das mudanças climáticas, explicaram.

Acrescentaram que, em meio a essa situação, a exclusão de países poderia afetar nosso relacionamento com todas as nações americanas e colocaria em risco os ambiciosos planos contemplados no plano econômico da Casa Branca, conhecido como Build Back Better (Reconstruir Melhor).

Cuba denunciou no final de abril sua exclusão dos preparativos para a cúpula, chamando a decisão de “retrocesso histórico” do governo Biden.

Desde este anúncio, os líderes do México, Honduras, Bolívia, Guatemala e outros territórios garantiram que não compareceriam ao evento se todos os países do continente não estivessem presentes.

Se estamos realmente comprometidos com a superação de todos os desafios que temos pela frente no hemisfério, a Cúpula deve ser inclusiva e devemos estar dispostos a negociar com nações que não compartilham nossos pontos de vista ou ideias políticas, concluíram os congressistas.

O Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, afirmou esta quinta-feira que, independentemente da decisão de Washington, não comparecerá ao evento.

Em Conselho de Ministros, o presidente garantiu que a voz da ilha será ouvida como foi no passado, mesmo quando não está presente, e agradeceu aos governos que levantaram a voz contra a exclusão pela posição corajosa e digna.

Na semana passada, a Casa Branca divulgou uma série de medidas limitadas em relação a Cuba que anulam algumas das mais de 240 restrições impostas durante a era do ex-presidente Donald Trump (2017-2021).

Mesmo assim, essa atitude não reverte a política de pressão máxima de Trump, pois continuam em vigor as principais decisões destinadas a sufocar a economia cubana, com graves efeitos sobre nossa população; Tampouco se propõe flexibilizar o bloqueio, destacou na ocasião o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla.

Com artimanhas e manobras de última hora, os Estados Unidos tentam justificar sua decisão arrogante de excluir países da Nona Cúpula das Américas, o que constitui um retrocesso nas relações hemisféricas, concluiu.

mv/age/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.