29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Prioridade na estabilização do sistema elétrico de Cuba

Cuba, Díaz-Canel, prioridad, estabilidad, sistema, energético

Prioridade na estabilização do sistema elétrico de Cuba

Havana, 26 de maio (Prensa Latina) Cuba definiu como uma de suas prioridades para 2022 a estabilização do sistema elétrico nacional, elemento que hoje se ratifica em meio à complexa situação que apresenta pelo déficit de geração.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na véspera, a televisão local transmitiu as palavras do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, no Conselho de Ministros sobre o assunto, onde abordou as causas dos cortes de energia que afetam a população e a economia, bem como as ações que são feitas para encontrar soluções.

O presidente destacou que esse cenário pode persistir até o final de maio, onde se combinam quebras simultâneas em várias unidades termogeradoras, com a saída de outras do sistema por manutenção planejada e falta de combustível para os grupos de geração distribuída.

O ministro de Energia e Minas, Liván Arronte, detalhou no programa de televisão Mesa Redonda que para operar de forma estável e segura, o sistema necessita de 500 megawatts de reserva, e no momento não estão disponíveis.

“Estamos trabalhando sem reservas e a demanda está acima da capacidade de geração, o que causa o déficit e os incômodos apagões”, disse, especificando que nas termoelétricas estão gerando 12 blocos, a 39% da potência instalada.

De acordo com o diretor do Sindicato Nacional dos Eléctricos, Jorge Armando Cepero, existem atualmente três blocos em manutenção e um total de cinco unidades fora de serviço por avaria, razões pelas quais o nível de falta de energia é muito elevado.

A obsolescência tecnológica, o trabalho de manutenção insuficiente e a falta de peças de reposição fazem com que as unidades de geração térmica e distribuída funcionem abaixo de 50% da disponibilidade, comentou Arronte.

Lembrou que a manutenção do sistema eléctrico nacional é caro e exemplificou que só para garantir o funcionamento e manutenção num ano são necessários 250 milhões de dólares, sem contar o combustível, atualmente acima dos 110 dólares o barril.

O Ministro de Energia e Minas garantiu que estão trabalhando incansavelmente para solucionar avarias e manutenções programadas para concluí-las no menor tempo possível.

jf/kmg / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.