29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Iniciativas ecológicas e sustentabilidade no VIII colóquio em Cuba

Cuba, CAribe, coloquio, iniciativas, ecológias, sostenibilidad

Iniciativas ecológicas e sustentabilidade no VIII colóquio em Cuba

Havana, 26 de mai (Prensa Latina) O VIII Colóquio Internacional Diversidade Cultural no Caribe se encerra hoje na Casa de las Américas, em Cuba, com um painel dedicado a alternativas ecológicas, sustentabilidade e segurança alimentar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na Sala Manuel Galich daquela instituição da capital, o evento dedicou os seus espaços durante três dias à resiliência e criação em cenários pandémicos, ao estudo do património cultural e do espaço virtual como alternativa às limitações impostas pela Covid-19.

O último dia incluirá a pesquisa sobre a permacultura como ferramenta teórico-prática para a criação de assentamentos humanos sustentáveis, especificamente a partir da experiência nesta nação, pela socióloga Jennifer Portelles.

O evento também incluirá uma discussão sobre cenários educacionais regionais, a presença da academia e gestão cultural, sobretudo, o ensino de História da Arte em tempos de pandemia na Universidade de Havana, com os especialistas Odette Bello e Jorge Louis Marrero.

O colóquio também propõe a aproximação da rede latino-americana de estudantes desta disciplina e suas experiências em plataformas digitais, com profissionais latino-americanos da Universidade da Costa Rica e do Centro de Estudos Superiores de La Plata, na Argentina.

Por último, o programa contém um debate sobre o documentário Belkis Ayón: Gravura do mal-estar, do renomado pesquisador, professor e cineasta uruguaio Juanamaria Cordones-Cook e dedicado ao pintor e acadêmico da ilha.

O material audiovisual torna visíveis aspectos essenciais da obra desta proeminente representante da arte cubana do século XX e expõe “sua personalidade paradoxal, carismática e calorosa, além de enigmática”, segundo as páginas nas redes sociais dedicadas a Ayón.

A obra aborda o legado de um criador com contribuições significativas para a gravura latino-americana, incorpora a música de Carlos Fariñas e a voz da poetisa, ensaísta e vencedora do Prêmio Nacional de Literatura 2001, Nancy Morejón, encarregada de apresentar a proposta cinematográfica na Casa de as Americas.

jf/dgh / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.