27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica em alerta amarelo devido ao aumento das chuvas

Costa Rica, lluvias, alerta, amarilla

Costa Rica em alerta amarelo devido ao aumento das chuvas

San José, 26 de mai (Prensa Latina) O Pacífico, Zona Norte e Vale Central da Costa Rica estão em alerta amarelo devido ao aumento das chuvas, que hoje podem se tornar torrenciais devido à segunda onda tropical da temporada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Além dessa condição, a Comissão Nacional de Emergência (CNE) decretou um alerta verde (informativo) para a área caribenha desta nação centro-americana, com boa parte de seus solos saturados pelas chuvas contínuas das últimas semanas durante o período chuvoso. temporada.

O alerta amarelo (cuidado) indica que o perigo está crescendo e sabe-se que o fenômeno vai afetar a população, razão pela qual estabelece o acionamento de procedimentos pré-estabelecidos dos órgãos de socorro e a tomada de precauções específicas de acordo com os planos de emergência existentes em suas casas, locais de trabalho ou empresas.

Além disso, estar atento às informações fornecidas pelas instituições oficiais lideradas pela CNE, estabelecer e fortalecer as redes de vigilância, monitoramento e investigação e instar as agências de socorro a preparar recursos de busca, salvamento e assistência.

As chuvas associadas à onda tropical número dois começaram esta quarta-feira, mas este dia pela proximidade do território nacional e outras condições atmosféricas típicas da estação chuvosa vão provocar aguaceiros em todo o país, disse Lidier Esquivel, do CNE.

A previsão do Instituto Meteorológico Nacional (IMN) afirma que a presença de poeira do Saara no mar do Caribe causou condições muito estáveis com poucas nuvens, especificando que a segunda onda tropical está sobre o Panamá, muito próximo da Costa Rica.

Para esta quinta-feira, o IMN prevê temporais em grande parte do país, sobretudo à tarde.

Devido às condições climatéricas, a CNE apelou a que sejam tomadas precauções por parte das pessoas que vivem em zonas de risco, junto a rios, ribeiras ou encostas que possam ser instáveis.

Também aos motoristas que trafegam nas estradas durante a tarde e à noite, pois chuvas intensas podem causar deslizamentos de terra e queda de pedras.

jf/ale / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.