7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Asseguram que as eleições na Colômbia serão as mais observadas

Colombia, elecciones, presidenciales, observadores

Asseguram que as eleições na Colômbia serão as mais observadas

Bogotá, 26 mai (Prensa Latina) O Escritório do Registro Nacional confirmou hoje que mais de 27 organizações internacionais fornecerão acompanhamento técnico e observação eleitoral nas eleições presidenciais do próximo domingo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o registrador nacional do estado civil, Alexander Vega, estas serão as eleições mais observadas pelas organizações internacionais.

Explicou que algumas dessas missões são de natureza técnica e têm acompanhado as diferentes simulações realizadas.

Entre as missões de observação credenciadas, ele indicou a União Europeia, a International Foundation for Electoral Systems, o Centro de Asesoría y Promoción Electoral, Transparencia Electoral, o International Institute for Democracy and Electoral Assistance, a Association of World Election Bodies e a Organisation of American States.

Todos eles têm como objetivo dar garantias e blindar o processo e a verificação do software de contagem, ressaltou Vega.

“Todas as garantias eleitorais são dadas pela organização eleitoral aos cidadãos, aos eleitores e especialmente às forças políticas”, disse ele.

Explicou que desde 14 de março, a entidade que ele dirige está trabalhando com todas as campanhas, e as decisões tomadas no plano de ação buscam não apenas garantias para os candidatos, mas, sobretudo, garantias para os cidadãos, para que o voto possa ser exercido.

Essas missões estarão no país durante toda a semana proporcionando acompanhamento em diferentes lugares e no próximo domingo observarão o desenvolvimento do dia de votação em diferentes estações de votação, algumas das quais terão a implementação de biometria. Entretanto, esta semana, três reclamações foram apresentadas devido a impedimentos à entrada no país de observadores internacionais como o Secretário argentino de Relações Internacionais do Movimiento Evita, Alejandro Rusconi; a cidadã norte-americana Teri Mattson, da organização Codepink; e o francês Paul-Emile Dupret.

Por outro lado, a falta de uma auditoria externa do software para a transmissão de votos também é questionada, dada a falta de contratação de uma empresa, apesar dos recursos aprovados pelo governo.

Ontem o presidente do país, Iván Duque, pediu às autoridades eleitorais que utilizassem os recursos já alocados para auditorias para contratá-los.

mgt/otf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.