26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

UE destina bilhões de euros para projetos de defesa

UE destina bilhões de euros para projetos de defesa

Bruxelas, 25 mai (Prensa Latina) A Comissão Europeia aprovou hoje o programa de trabalho anual do Fundo Europeu de Defesa com o objetivo de promover as capacidades militares europeias e promover a inovação. "Hoje decidimos mobilizar um bilhão de euros do orçamento da UE este ano para desenvolver projetos de defesa comuns, especialmente no espaço, cibernética e várias capacidades de alto nível", disse o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O programa propõe oito convocatórias com as quais serão lançados projetos que avancem os objetivos e prioridades da Defesa Europeia, definidos na ‘bússola estratégica’ adotada em março pelos líderes da UE.

Destacou que, no novo contexto de segurança, esses investimentos contribuirão para fechar a lacuna de defesa europeia.

O plano de inovação em defesa da UE de dois bilhões de euros está sendo lançado.

De acordo com o comunicado, em 2022, colocará o foco no campo do Espaço, com 120 milhões destinados ao desenvolvimento de capacidades de alerta antecipado de mísseis espaciais e capacidades inovadoras de observação da Terra por satélite multissensor para inteligência.

Além disso, pretendem melhorar as capacidades de cibersegurança e desenvolver instrumentos de ciberdefesa, capacidades de alarme e aumentar a superioridade da informação e contribuir para o desenvolvimento de um sistema europeu de comando e controle.

“A inovação está no centro da nossa resposta às ameaças atuais. A Comissão desbloqueia novos fundos e dá passos importantes com novos instrumentos para incentivar a inovação na defesa e promover a cooperação no seio da UE”, defendeu a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager .

Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou o início de uma operação militar especial para lidar com a agressão de Kiev contra as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.

Imediatamente, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, pediu ajuda da Organização do Tratado do Atlântico Norte e do Ocidente, apesar de não fazer parte do bloco militar.

Referindo-se à militarização da Ucrânia, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Riabkov, argumentou que era inaceitável que seu país rejeitasse essas iniciativas por causa do perigo que representam para seu território.

mem/hml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.