27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Bolívia elogia reativação econômica de Chuquisaca

Presidente da Bolívia elogia reativação econômica de Chuquisaca

La Paz, 25 mai (Prensa Latina) Um crescimento real de 9% do produto interno bruto em 2021 em comparação com uma queda de -9,8 pontos percentuais em 2020 alcançou o departamento de Chuquisaca, assegurou hoje o presidente boliviano Luis Arce.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A reativação econômica é uma realidade em #Chuquisaca. Em 2021, seu Produto Interno Bruto real #PIB cresceu 9%, em comparação com a queda de -9,8% experimentada em 2020”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Arce felicitou esse departamento detalhando no tweet que o PIB nominal dessa jurisdição ascendeu a 2,130 bilhões de dólares no ano passado e o per capita atingiu 3.256 unidades dessa moeda.

Como parte das comemorações dos 213 anos do primeiro grito de liberdade na América Latina, assinado em 1809 em Sucre, capital departamental, o chefe de Estado está realizando um programa de abertura de obras econômicas e sociais naquele território.

Esta terça-feira inaugurou o Edifício Central do Banco Unión em Sucre, um investimento que exigiu cerca de 43 milhões de bolivianos (cerca de 6 milhões de dólares), que segundo disse apoiará a industrialização do departamento e do país.

A inauguração dos modernos laboratórios do Ibmetro em Chuquisaca foi outro tema destacado por Arce na rede social.

A este respeito, assegurou que “vão garantir as Normas Nacionais de Medição no sul do país, sendo uma grande contribuição para os setores de hidrocarbonetos, mineração, construção e alimentação, entre outros, promovendo a defesa do consumidor”.

Nesta quarta-feira, o presidente inaugurará a Estação de Transferência e Tratamento de Água que garantirá o abastecimento para 40 mil pessoas 365 dias por ano nos bairros altos de Sucre, que sofrem com o racionamento em épocas de seca.

Este projeto custou 21,200 milhões de bolivianos (3 milhões de dólares) investidos com o objetivo de melhorar as condições de abastecimento de água potável à esta população, segundo o chefe de Estado.

“Este projeto está finalizado e desde este mês está operando em benefício da população de Sucre”, disse Arce durante um discurso no contexto das homenagens pelos 213 anos do grito libertário de Chuquisaca.

Fontes do governo informaram à imprensa que o Executivo pretende ampliar a cobertura dos sistemas de água potável e saneamento básico nas áreas periurbanas de Sucre, para o qual destinará 22 milhões de bolivianos (cerca de 3 milhões de dólares).

Essas obras vão melhorar a qualidade de vida de 30.000 famílias, conforme relatado.

mv/jpm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.