7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Equador e Cuba fortalecem laços culturais (+Foto)

Equador e Cuba fortalecem laços culturais (+Foto)

Quito, 25 de maio (Prensa Latina) Equador e Cuba estreitam hoje os laços com a visita a esta capital da Primeira Vice-Ministra da Cultura do país caribenho, María Elena Salgado, por ocasião do Bicentenário da Batalha de Pichincha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O oficial da maior das Antilhas cumpre uma agenda nesta nação andina, convidado pela prefeitura de Pichincha, sede da comemoração dos 200 anos do combate liderado pelo Grão-Marechal de Ayacucho Antonio José de Sucre, que levou à independência do jugo espanhol, ocorrido em 24 de maio de 1822.

“Para Cuba é de grande valor estar no Equador, em Pichincha, nas encostas onde ocorreu a grande façanha da independência equatoriana”, assegurou em entrevista à Prensa Latina.

O representante do governo do país insular considerou o momento oportuno para ratificar os laços históricos de fraternidade entre ambas as culturas e cidadanias.

“Esta é uma oportunidade única para poder acompanhar o povo equatoriano nesta importante celebração e é hora de pensar, repensar a integração da América Latina e contribuir para o desenvolvimento e patrimônio cultural dos povos”, destacou.

Sobre a participação de Cuba no calendário comemorativo preparado pela Prefeitura de Pichincha para o ano do bicentenário, ele especificou que além de ser um dos 12 países presentes na Feira Internacional Libertária, foi representado pelo músico Maykel Blanco e sua orquestra Salsa Mayor, num concerto de várias figuras de várias nações.

A este respeito, explicou que o stand do arquipélago se destacou pela exibição de tradições artísticas, musicais e gastronómicas.

Nesse contexto, Salgado lembrou que continua em vigor a Feira Internacional do Livro de Cuba, evento que contou com expoentes da cultura e da literatura equatorianas, entre eles o escritor e jornalista Orlando Pérez e a socióloga Irene León.

“São espaços de fortalecimento de relações e união”, enfatizou.

Em outra ordem de assuntos, ele anunciou que as duas nações estão avaliando projetos que visam dar continuidade e fortalecer o trabalho em benefício mútuo e para as comunidades.

“É disso que se trata a verdadeira integração. Acredito que sem cultura não há verdadeira integração dos povos, para avançar no desenvolvimento e na sustentabilidade da cultura, do patrimônio e na defesa de nossos povos.”

No marco de sua visita a este território sul-americano, a vice-chefe cubana fez parte de um painel intitulado: “Integração e soberania regional: da independência à globalização”, incluído no programa de Conversações do Bicentenário.

A reunião também contou com personalidades como o vice-chanceler de Honduras, Gerardo Torres, a ministra da Mulher, Gênero e Diversidade da Argentina, Elizabeth Gómez, o senador dessa nação sul-americana, Oscar Parrilli, e o deputado federal do Equador, Pabel Muñoz.

Ela também esteve no Encontro Internacional de Mulheres, que abordou o papel da mulher na ação libertária e na construção de identidades.

Costa Rica, Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, República Dominicana e França foram algumas das nações representadas nas atividades da Batalha de Pichincha, combate em que participaram soldados de vários territórios da América Latina e da Europa.

Durante sua visita a Quito, Salgado manteve um intercâmbio com pessoal diplomático e missões estaduais aqui credenciadas, no qual ofereceu uma atualização sobre as ações do Ministério da Cultura na promoção do trabalho artístico dentro e fora do território nacional.

rgh/scm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.