27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comércio russo-iraniano aumentou 10% no primeiro trimestre de 2022

Comércio russo-iraniano aumentou 10% no primeiro trimestre de 2022

Moscou, 25 de mai (Prensa Latina) O vice-primeiro-ministro russo Alexander Nóvak destacou hoje que o comércio entre este país e o Irã aumentou 10% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Graças às medidas recíprocas adotadas pelos líderes de nossos países, as condições para o desenvolvimento progressivo das relações continuam sendo criadas”, disse ele no Fórum de Comércio Irã-Rússia, com sede em Teerã, onde uma grande delegação estatal e empresarial viajou deste país.

Ele alertou que em 2021 o volume de comércio entre as duas nações cresceu 81% e atingiu o nível mais alto dos últimos anos com um valor de quase quatro bilhões de dólares.

Novak destacou que os governos de Moscou e Teerã prometeram eliminar as restrições às importações e alertou que, dessa forma, o desenvolvimento do comércio de moedas nacionais e de especial importância.

Explicou que, juntamente com os parceiros da União Económica da Eurásia, cerca de 15 por cento das importações russas já estão isentas de tarifas, o que constitui um dos incentivos para o desenvolvimento das relações comerciais e económicas, cooperação e importações do Irã.

O vice-primeiro-ministro russo disse que Moscou acelerou os procedimentos de certificação e declaração, simplificou os controles de fronteira e removeu as barreiras de transporte e logística.

Ele também enfatizou que a Rússia deve continuar a eliminar as barreiras administrativas e simplificar os procedimentos burocráticos.

Sobre as relações entre os dois países, o chanceler russo, Sergey Lavrov, assegurou que Moscou e Teerã estão convencidos de que nenhuma sanção ilegítima impedirá a cooperação econômica e comercial.

Durante a recente visita a Moscou do seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdolahian, o alto responsável russo destacou o crescimento constante do volume de negócios, apesar das medidas punitivas unilaterais e do impacto da pandemia de Covid-19.

Ele observou que ambas as nações concordaram em aproveitar suas conquistas e aumentar os laços comerciais, incluindo a melhoria da qualidade dos laços, também no nível inter-regional.

oda/mml / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.