29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

FAO pela maior proteção social dos pescadores da região

FAO pela maior proteção social dos pescadores da região

Cidade do Panamá, 24 mai (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) defendeu aqui hoje uma maior proteção social para o setor de pesca artesanal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em um fórum organizado virtualmente e em conjunto com a Organização do Setor de Pesca e Aquicultura do Istmo Centro-Americano (Ospesca), discutiram também a aquicultura em pequena escala.

Nesse sentido, os especialistas apontaram a necessidade de fortalecer a resiliência das famílias diante de choques externos que desafiam sua precária capacidade de resposta.

O espaço de discussão foi desenvolvido como parte do trabalho do Comitê Mesoamericano para a Celebração do Ano Internacional das Pescas e Aquacultura Artesanal, criada em 2021 com o objetivo de promover ações voltadas à melhoria das condições de vida desse setor.

O Comitê é composto por várias autoridades desses setores nos países do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), e inclui o México.

Sobre este assunto, o Alto Oficial de Pesca e Aquicultura da FAO para a América Latina e o Caribe, Alejandro Flores, lembrou que, em nível global, a pesca artesanal representa metade da produção total da esfera e isso em seu lugar, emprega 90% da força de trabalho do setor, metade dos quais são mulheres.

Enquanto isso, o diretor regional da Ospesca, José Infante, comentou que, embora todos os países tenham desenvolvido sistemas de proteção social para suas populações, nem todos têm o mesmo acesso a eles, o que gera uma desigualdade que torna esses grupos mais vulneráveis.

Na véspera, no Panamá, sindicatos de pescadores de todo o país protestaram contra a falta de atenção e os altos preços dos combustíveis que também afetam suas entregas.

Após estas manifestações, algumas delas reprimidas por unidades anti-motim, sobretudo na capital, o Executivo convocou uma mesa de diálogo para amanhã, quarta-feira.

Esperam-se representantes da Secretaria Nacional de Energia, do Ministério do Desenvolvimento Agropecuário (Mida), da Autoridade Marítima do Panamá e da Ouvidoria, que ouvirão as reivindicações dos pescadores.

mem/ga/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.