26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Instituto do Açúcar mantém contribuições para a economia de Cuba

Cuba, instituto, azucarero, aportes, economía

Instituto do Açúcar mantém contribuições para a economia de Cuba

Havana, 23 mai (Prensa Latina) O comandante Ernesto Che Guevara, então ministro da Indústria, inaugurou em um dia como hoje em 1963 o Icidca, centro de diversificação do agronegócio açucareiro, que continua contribuindo para a economia nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tanto assim, dizem os especialistas, que o Instituto Cubano de Pesquisas em Derivados da Cana-de-Açúcar (Icidca) tem entre suas linhas mais importantes e inovadoras o desenvolvimento de bioprodutos e biofertilizantes, muito necessários para aumentar a produção agrícola.

Chegará o dia em que os derivados terão tanta importância quanto o açúcar tem hoje, disse Che Guevara há 59 anos.

Foi uma visão premonitória de uma realidade hoje que não pode ser contrastada, pois as pesquisas realizadas por aquele centro ajudaram esta ilha a fabricar 36 diferentes itens do agronegócio na década de 80 do século anterior.

Segundo fontes deste setor, a partir do uso da cana-de-açúcar o país conseguiu obter energia renovável, ração animal, uma ampla gama de tipos de álcool e cachaça, tábuas, sorbitol, balas, cera refinada, glicose, xarope de frutose, medicamentos , biofertilizantes e biopesticidas.

Em recente conversa com a Prensa Latina, a diretora geral do Icidca, Mariela Gallardo, destacou como aquele centro retomou as linhas de trabalho da década anterior com a reincorporação da atividade de pesquisa açucareira desenvolvida pelo Instituto Cubano de Pesquisas do Açúcar e Cuba-9.

Essas instituições estavam associadas ao estudo da produção de açúcar e celulose e papel a partir do bagaço da cana, respectivamente.

Atualmente, destacou Gallardo, o Icidca concentra seus projetos de pesquisa em temas que respondem aos problemas mais imediatos relacionados às prioridades econômicas e sociais do país, como saúde, alimentação, energia renovável, sistemas de informatização e exportações.

Assim, os principais projetos de pesquisa focam no desenvolvimento de novos bioprodutos ou misturas mais eficazes deles, com o aproveitamento de subprodutos do processo de produção do açúcar.

Também no aprimoramento das tecnologias de fabricação de ceras e na ampliação do uso de seus subprodutos, bem como na integração de tecnologias para aumentar a eficiência energética dos processos de produção de açúcar e outros derivados.

Também está trabalhando em estudos para aumentar a flexibilidade e integração tecnológica e funcional das usinas de açúcar com a produção de derivados, e obter novos produtos e tecnologias para aumentar o valor agregado.

A Icidca planeja realizar o XVI Congresso Internacional de Açúcar e Derivados da Cana-de-Açúcar (Diversificação 2022) de 20 a 24 de junho, com participação virtual e presencial, que buscará contribuir para a transformação do agronegócio açucareiro a partir da aplicação do governança e inovação do sistema de gestão.

Especialistas concordam que esse agronegócio no mundo hoje não pode sobreviver produzindo apenas açúcar, mas precisa diversificar com a obtenção de energia, ração animal, álcool, bebidas, sorbitol e outros itens ainda mais importantes.

jf/rs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.