26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maioria no Uruguai pela prisão de repressores da ditadura

Uruguay dictadura

Maioria no Uruguai pela prisão de repressores da ditadura

Montevidéu, 22 mai (Prensa Latina) 68% dos uruguaios expressaram seu acordo em manter presos os violadores de direitos humanos durante a ditadura passada aqui, segundo os resultados de uma pesquisa divulgada hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A cargo da Usina de Percepción Ciudadana, destacou a recusa majoritária dos consultados a um projeto do partido governista do militar Cabildo Abierto de colocar em prisão domiciliar homicidas, torturadores e sequestradores durante os anos de 1973 a 1985.

Entre os demais entrevistados, 13% concordaram um pouco, 9,0 discordaram um pouco, 3,0 discordaram totalmente e 7,0 não responderam.

Por sua vez, 58 por cento dos cidadãos consideraram insuficientes as medidas do Estado para descobrir o que aconteceu aos detidos desaparecidos, enquanto 14 por cento disseram desconhecer as medidas, 18 por cento disseram que eram suficientes e 11 totalmente.

A investigação foi realizada na semana anterior ao retorno massivo às ruas em 20 de maio da tradicional Marcha do Silêncio sob o lema central “onde estão? A verdade continua sequestrada, é responsabilidade do Estado”.

O coletivo Mães e Familiares das 197 vítimas cujo destino permanece oculto, por um pacto militar, reiterou sua reivindicação aos Poderes do Estado de exigir que os ex-repressores contribuam para a verdade com o que sabem.

No final de março, o ex-senador do Frente Ampla, entre outros referentes, instou o presidente da República, Luis Lacalle Pou, em declarações públicas a impedir que a iniciativa do Cabildo Aberto prosperasse no Parlamento.

Causou inquietação em Mães e Familiares, que meses atrás o presidente recebeu uma comissão que promove a transferência para casas de repressores de 65 anos ou mais, que ele apresenta como “presos políticos”.

jha/hr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.