29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Casos confirmados de varíola dos macacos sobem para 92 no mundo

Casos confirmados de varíola dos macacos sobem para 92 no mundo

Genebra, 22 de maio (Prensa Latina) Os casos confirmados de varíola dos macacos sobem hoje para 92 em uma dúzia de países, segundo comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a entidade internacional, até o momento nenhuma morte foi relatada enquanto outros 28 indivíduos permanecem sob investigação.

“A situação está evoluindo e a OMS espera a identificação de mais pacientes à medida que a vigilância chegue a outros territórios”, acrescentou a informação.

Ele também acrescentou que a identificação de portadores de varicela e suspeitos sem ligações diretas de viagem a uma área endêmica representa um evento altamente incomum.

Ainda não foi possível estabelecer a fonte e a via de contágio do atual surto e, até à data, todos os casos cujas amostras foram confirmadas por PCR correspondem à infeção da estirpe da África Ocidental, salientou ainda.

O continente europeu tem a maior infestação com relatos no Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Suécia.

Fora dessa área continental, também há presença do vírus nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

A varíola é transmitida por contato pessoal, e os cuidados devem se concentrar nos indivíduos afetados e seus contatos próximos, disse a OMS.

“Aqueles que interagem de perto com alguém doente correm maior risco de infecção: isso inclui profissionais de saúde, membros da família e parceiros sexuais”, disse ele.

O vírus, acrescentou, é endêmico em algumas populações animais em vários países, especialmente em áreas remotas da África central e ocidental, causando infecções ocasionais entre a população local e os viajantes.

Segundo a entidade, não existem tratamentos ou vacinas específicas contra a infecção, embora os surtos possam ser controlados.

A condição é caracterizada em seu início pelo aparecimento de febre, dor de cabeça intensa e dores musculares enquanto, em um segundo momento, surge uma erupção cutânea rósea com evolução de lesões de base plana para bolhas cheias de líquido.

jha/ifs/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.