7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A dança dos milhões, Mbappé e o negócio do futebol

A dança dos milhões, Mbappé e o negócio do futebol

Por Fausto Triana
Madrid, 22 de maio (Prensa Latina) A novela interminável em torno do jogador de futebol francês Kylian Mbappé acabou e hoje, cinco anos depois, a felicidade reina em Paris e agitação em Madrid.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ainda não são conhecidos os detalhes do anúncio na noite de ontem na Cidade Luz do atacante francês, que depois de jogar pelas duas equipes com o Paris Saint Germain (PSG), seu atual clube, e o Real Madrid, decidiu permanecer na França.

No mínimo, segundo relatos, haverá um prêmio de assinatura – até 2025 – de cerca de 150 milhões de euros e um salário líquido por temporada na ordem de 50 milhões. Tudo graças aos fundos extraordinários do Catar, cujo emir cuidou pessoalmente das operações financeiras.

A história do prodígio artilheiro se arrasta há cinco anos, quando foi objeto do desejo dos merengues que tentaram contratá-lo do clube de Mônaco.

-PRIMEIRO TEMPO

Em março de 2017, o jornal Marca anunciou o andamento da operação com Mbappé. Ele viria para a “casa branca” com uma transferência de 180 milhões de euros do Mônaco. Quando tudo parecia pronto, ele se arrependeu.

Duas perguntas acabaram como definidoras. O jogador, então com 18 anos, não via claramente o seu papel num Real Madrid que ainda tinha Cristiano Ronaldo, entre outros. Então, poderoso senhor com dinheiro, o PSG igualou a oferta espanhola e dobrou o salário do jogador.

O investimento do Catar foi grande e se somou ao do brasileiro Neymar. Terminaria com ninguém menos que o super astro argentino Lionel Messi e o zagueiro do Real Madrid Sergio Ramos, para completar um elenco de luxo.

Mesmo assim, o PSG nunca conseguiu realizar seu grande sonho, conquistar a Champions League, e este ano foi eliminado nas oitavas de final justamente pelos merengues comandados pelo francês Karim Benzema.

– FINAL DO SEGUNDO TEMPO

Seguiram anos de negociações secretas lideradas pelo técnico do Real Madrid, Florentino Pérez, e o verão de 2021 parecia o clímax. No entanto, o presidente do PSG, o catariano Nsser Al-Khelaifi, o freou. Como o contrato com a equipe parisiense terminou na temporada de verão de 2022, supostamente a “casa branca” se dedicou a esperar pacientemente e ter um compromisso verbal do jogador.

A pressão do Catar foi mais do que evidente e as ofertas subiram para números estratosféricos, nunca antes pagos a um jogador de futebol na história.

“O que o PSG vai fazer renovando Mbappé com grandes quantias de dinheiro (ou seja, onde e como ele os paga) depois de dar perdas de 700 milhões de euros nas últimas temporadas e ter mais de 600 milhões de euros em salários, é um insulto para futebol”, comentou Javier Tebas, presidente da Liga da Espanha.

Foram duas mensagens dos brasileiros Vinicius e Rodrygo nas redes sociais que talvez tenham respondido subliminarmente ao que aconteceu com Mbappé. No entanto, mais claro, embora indireto, foi o uruguaio Fede Valverde no Instagram: “Ser madridista é um privilégio que nem todos podem ter”.

Para alimentar a novela com mais morbidade, o jornal Marca publicou neste domingo uma pequena matéria publicada por Benzema no Instagram em que aparece o falecido rapper americano Tupac, que foi traído em 1996.

jha/ft/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.