29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Johnson escapa de outras multas, mas continua assediado por partygate

Johnson escapa de outras multas, mas continua assediado por partygate

Londres, 21 mai (Prensa Latina) O primeiro-ministro britânico Boris Johnson escapou de ser multado novamente pelas festas ilegais realizadas em seu escritório durante a quarentena do Covid-19, mas hoje o escândalo parece estar longe de diminuir.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A nova escalada tem como pano de fundo revelações de que o governante conservador se reuniu com o funcionário público encarregado da investigação independente sobre o chamado ‘partygate’, para discutir detalhes do relatório que deve vir à tona na próxima semana.

Segundo a rede Sky News, Johnson e Sue Gray teriam analisado o andamento da investigação realizada pela Polícia Metropolitana em paralelo, e a conveniência ou não de publicar as fotos em seu poder e nomear os infratores.

O Partido Trabalhista de oposição imediatamente pediu explicações ao governo sobre a “reunião secreta” e questionou a independência do relatório.

Boris Johnson deve explicar o mais rápido possível por que ele se encontrou secretamente com Sue Gray para discutir o relatório depois de dizer que a investigação era totalmente independente, disse Angela Rayner, número dois do Partido Trabalhista britânico, em comunicado.

Na opinião do deputado da oposição, a confiança do público no processo investigativo já está bastante prejudicada, por isso o relatório do funcionário deve ser publicado na íntegra, junto com todas as provas.

As revelações sobre a reunião entre Johnson e Gray vieram horas depois que a Scotland Yard encerrou na quinta-feira sua própria investigação sobre festas ilegais que ocorreram em Downing Street durante os bloqueios da pandemia.

A polícia de Londres informou que nos quatro meses que durou a investigação, 126 multas foram aplicadas a um total de 83 pessoas por violar as regras de distanciamento social em vigor entre maio de 2020 e abril de 2021.

Embora os detetives não tenham revelado a identidade dos sancionados, em abril passado soube-se que Johnson foi um dos primeiros a ser multado, junto com sua esposa Carrie e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, por participar de uma festa de aniversário organizada em sua honra.

O primeiro-ministro britânico também enfrenta outra investigação da Comissão Parlamentar de Privilégios para determinar se ele mentiu deliberadamente em dezembro passado, quando garantiu ao Parlamento que as regras impostas pelo governo para impedir a propagação do coronavírus nunca foram violadas em sua residência oficial. -19.

De acordo com as regras, qualquer ministro que conscientemente enganar a Câmara dos Comuns deve renunciar ao cargo.

car/nm/as

PL-33

21-05-2022T05:33:49

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.