29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

VI Encontro Internacional de Jovens Pianistas

vi-encontro-internacional-de-jovens-pianistas

VI Encontro Internacional de Jovens Pianistas

Havana, 20 de maio (Prensa Latina) Instrumentistas da França, Rússia, China, Coreia do Sul, Egito, Grécia, Ucrânia e Cuba se reunirão de 24 de maio a 11 de junho nesta capital durante o VI Encontro Internacional de Jovens Pianistas, informam seus organizadores hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sediada na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Asís, a gala inaugural inclui a atuação da violinista francesa Chloé Kiffer juntamente com Alexandre Moutouzkine (Rússia), acompanhada pela Orquestra do Liceu de Havana, dirigida pelo maestro José Antonio Méndez.

O concurso destaca o regresso a Havana da artista Inesa Sinkevych (Ucrânia), Wael Farouk (Egito) e do próprio Moutouzkine enquanto antecipa a estreia na ilha dos pianistas Kirill Gerstein (Rússia-EUA), Katia Skanavi (Grécia).

Destacam-se entre os representantes de origem asiática o performer sul-coreano Yeontaek Oh, vencedor do Prémio Frechilla-Zuloaga atribuído em Espanha, bem como o chinês Guangshou Tian, ​​convidado pela primeira vez para a ilha.

Pianistas já consagrados como Marcos Madrigal, Ernesto Oliva subirão ao palco do país anfitrião junto com a nova geração que inclui Malva Rodríguez, Christian Pérez, Daniel Rodríguez e Sofía Iraola.

O repertório internacional inclui obras de Inesa Sinkevych, vencedora do Prêmio Nacional de Música, Leo Brouwer e seu conterrâneo Ernesto Oliva, além de uma seleção de peças de herança cubana composta por Roberto Valera, Juan Piñera, José María Vitier e Aldo López-Gavilán com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba.

Organizado pelo Escritório do Patrimônio Musical Esteban Salas e pelo Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a temporada de concertos reserva quase vinte apresentações de concertos com orquestra, recitais e master classes estrelando 14 intérpretes de nove nações.

O concurso que celebra o décimo aniversário do Gabinete do Património Musical Esteban Salas inclui também a apresentação do 20.º número da revista Sincopado, que aborda o futuro da referida instituição cubana.

Há dez anos, o Encontro Internacional de Jovens Pianistas teve sua gênese a partir dos laços de amizade firmados entre o historiador de Havana, Eusebio Leal, e o professor da Escola de Música de Manhattan, Salomón Mikowsky, que promoveu o espaço de intercâmbio entre solistas de Cuba e o mundo.

mv/chm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.