7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reino Unido encerra restrições às exportações militares turcas

reino-unido-encerra-restricoes-as-exportacoes-militares-turcas

Reino Unido encerra restrições às exportações militares turcas

Ancara, 20 de maio (Prensa Latina) O presidente da Agência da Indústria de Defesa da Turquia, Ismail Demir, anunciou hoje que o Reino Unido suspendeu suas restrições às exportações militares turcas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A medida foi tomada depois que o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, apontou que essa foi uma das razões para dificultar a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “O Reino Unido suspendeu todas as restrições às exportações da Turquia no campo da indústria de defesa”, disse Demir após sua visita a Londres, segundo a agência local da Anatólia.

Desde 2019, o Reino Unido suspendeu a emissão de licenças para a nação otomana para a exportação de armas, argumentando que elas foram usadas na Síria contra as Unidades de Proteção do Povo (YPG).

Por sua vez, Ancara vincula o YPG ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização que acredita ser terrorista. “Ao verificar a eliminação destas restrições, gerou-se um ambiente mais positivo. É importante que tomemos este tipo de medidas positivas para agir com espírito de harmonia”, disse hoje o ministro turco.

Há poucos dias, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusolgu, assegurou que essas restrições internacionais eram a prova dos vínculos dos países da OTAN com esses grupos.

Em particular, ele acusou a Suécia e a Finlândia de atuarem como “casas de hóspedes” para apoiadores dessas organizações.

No que diz respeito à entrada de ambas as nações na aliança militar, o Conselho Atlântico, órgão decisório da OTAN, realizou um primeiro debate em que foi descartada a abertura de negociações, prescindindo do consenso necessário.

A entrada de novos membros depende do aval dos 30 estados membros, incluindo a Turquia.

mgt/hml/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.