25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba Estocolmo+50, reconhecimento luta pelo desenvolvimento inclusivo

Cuba, lucha, desarrollo, inclusivo, Estocolmo+50

Cuba Estocolmo+50, reconhecimento luta pelo desenvolvimento inclusivo

Havana, 20 mai (Prensa Latina) A participação de Cuba na Conferência Internacional Estocolmo+50, no próximo mês, significa o reconhecimento das políticas públicas delineadas hoje na ilha e seu trabalho diário em defesa do progresso sustentável e inclusivo.

Assim resumiu Maribel Gutiérrez, representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no território antilhano, ao destacar como a experiência da nação caribenha lhe rendeu a oportunidade de se juntar a meia dúzia de outros estados latino-americanos convidados para o evento.

Agora, mais do que nunca, é imperativo promover o desenvolvimento sustentável no caminho da prosperidade global, do bem-estar humano e da saúde do planeta, afirmou o responsável sobre a importância do encontro.

Os esforços empreendidos por Cuba para buscar o progresso social em equilíbrio com a preservação ambiental são acompanhados pelo PNUD em questões como a aplicação de uma abordagem de recuperação verde no setor de turismo e no desenho de um sistema de transporte público de baixo custo em Havana, apenas para citar dois exemplos.

Da mesma forma, trabalha-se para desenhar medidas de adaptação às mudanças climáticas, com ênfase em soluções naturais para melhorar a resiliência em ecossistemas agroprodutivos e áreas costeiras, e no estabelecimento de corredores biológicos em áreas montanhosas.

A organização das Nações Unidas acrescenta ainda, nesta área, a implementação de soluções financeiras inovadoras a favor da biodiversidade como a banca verde, empréstimos bonificados e seguros ambientais; e os esforços voltados à transformação digital na gestão das informações ambientais.

Antes da reunião na capital sueca, o PNUD facilitou, juntamente as autoridades cubanas, a organização de consultas nacionais às quais foram convocados membros da sociedade civil, lideranças territoriais e representantes governamentais com o objetivo de oferecer recomendações sobre ações prioritárias a serem seguidas em este campo.

Assim, a Conferência Internacional Estocolmo+50 tem o mérito adicional de estimular a participação cidadã, como elemento-chave para a construção de sociedades desenhadas a partir dos critérios de seus habitantes.

Outro dos elementos promovidos no processo prévio ao fórum é a interação entre governantes e membros da sociedade civil, por meio da qual é divulgado o marco regulatório, bem como as ações realizadas nessa esfera.

A diretora-geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Odalys Goicochea, por exemplo, referiu durante um workshop no âmbito das consultas, que o território prioriza os objetivos estabelecidos em sua legislação ambiental, apesar de um contexto economicamente difícil. e a intensificação do bloqueio mantido pelos Estados Unidos há mais de 60 anos contra o povo.

Ele ponderou como os fundamentos do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do país até 2030 levam em conta a relevância de reduzir as vulnerabilidades aos efeitos das mudanças climáticas e a importância de garantir a proteção e conservação dos ecossistemas.

Segundo ele, um dos elementos que mais contribui para os esforços da ilha reside na estratégia de transição para uma economia circular através do máximo aproveitamento dos recursos e com ênfase na maior eficiência nos sistemas de produção e serviço.

A Conferência Internacional Estocolmo+50: um planeta saudável para todos: nossa responsabilidade, nossa oportunidade está programada para acontecer na capital sueca nos dias 2 e 3 de junho e tem como objetivo acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesta ocasião, comemora-se o 50º aniversário da convocação e realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (1972), e o cinquentenário da criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

jcm/alb/ifs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES