29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Afirmam que a nomeação de juristas em Cuba é num tempo excepcional

afirmam-que-a-nomeacao-de-juristas-em-cuba-e-num-tempo-excepcional

Afirmam que a nomeação de juristas em Cuba é num tempo excepcional

Havana, 20 de maio (Prensa Latina) O X Encontro Internacional de Justiça e Direito 2022 se realiza em um momento excepcional, disse hoje o jurista cubano Juan Mendoza na última sessão do evento que se realiza nesta capital desde quarta-feira.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O professor, Prêmio Nacional de Direito 2020, disse à Prensa Latina que está sendo realizada uma reforma abrangente de todo o sistema jurídico e processual de Cuba.

Ele observou que depois de quase 40 anos com poucas mudanças nas regras processuais, em outubro de 2021 foi modificado o Código de Processo que regulamenta os procedimentos em matéria civil, familiar, comercial e trabalhista.

Nesse contexto, também foram aprovadas as leis de Processo Penal e Administrativo e, recentemente, a Lei de Amparo Constitucional e Judicial.

Desta forma, resumiu, todo o esquema judicial e processual da maior das Antilhas mudou para melhor.

Além disso, esclareceu que, com essas disposições, qualquer efeito de interesse da cidadania cubana tem solução judicial protegida pelos artigos 92 a 94 da Constituição.

“É um avanço tão grande para os cubanos que é possível que não haja uma consciência clara do alto nível que alcançamos”, disse.

Isso significava que o Direito Processual Penal é moderno e robusto e exige a presença antecipada do advogado quando uma pessoa é acusada.

Ele ponderou que era necessário há muito tempo, no entanto, não era possível atualizá-lo sem a Constituição cubana de 2019, que traçava a linha de até onde o legislador ordinário deveria ir.

Ele disse que esta norma aproxima muito nosso processo das mais recentes tendências internacionais na proteção dos Direitos Humanos.

Por fim, acrescentou que no evento, realizado no Centro de Convenções de Havana, mostramos o que fizemos para que o mundo saiba o nível que já alcançamos.

rgh/yaa/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.