27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Turquia recusa a entrada da Suécia e da Finlândia na OTAN

Turquia recusa a entrada da Suécia e da Finlândia na OTAN

Ancara, 19 Mai(Prensa Latina) O presidente turco Recep Tayyip Erdogan ratificou hoje sua recusa na adesão da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Turquia vai dizer “não” a essa opção, disse Erdogan, que acusou esses países de cumplicidade com organizações chamadas terroristas por Ancara, como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e as Unidades de Proteção do Povo (YPG).

Não podemos aceitar a presença dessas organizações em uma aliança de segurança desse tipo, afirmou o presidente em entrevista transmitida pelo canal nacional de rádio e televisão TRT.

Nesta quarta-feira o Conselho do Atlântico, órgão de decisão da NATO, realizou um primeiro debate em que não endossou por unanimidade a abertura de negociações, condição essencial para iniciar o processo de adesão.

As relações entre a Turquia e a Finlândia são descritas aqui como cordiais, mas Ancara acusou a Suécia em várias ocasiões de apoiar a atividade das milícias curdas-sírias do YPG, relacionadas às forças do PKK, declaradas terroristas por este país eurasiano.

Essa nação é membro da OTAN desde 1952 e deu luz verde naquele mesmo ano à incorporação da Grécia sob a premissa de que ambos os países resolveriam suas disputas históricas, mas não foi o caso, segundo Erdogan.

mgt/ehl/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.