26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Professor de Cuba reivindica turismo local

Professor de Cuba reivindica turismo local

Havana, 19 Mai(Prensa Latina) O professor universitário e pesquisador cubano José Luis Perelló pediu hoje o desenvolvimento das localidades no interesse do turismo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua conta no Facebook, o conhecedor começou a publicar uma série de artigos sobre o assunto, que também apareceram na revista digital El Economista de Cuba.

Perelló aponta que na atualidade o discurso sobre o desenvolvimento local baseado no turismo é frequente e, como ponto de partida, a verdadeira premissa de que os territórios são os principais protagonistas envolvidos na criatividade e inovação.

Ambos os conceitos visam a recuperação ou concepção de projetos de desenvolvimento econômico, com base no potencial da indústria de viagens.

Nesse sentido, diz o estudioso, é válido reconhecer que a visão de desenvolvimento local reivindica a importância das pequenas e médias empresas no território como construção social e representa o que se denomina Endógeno ao processo de desenvolvimento.

Sobre o assunto, aponta em especial para o chamado turismo de pequena escala.

Para suas análises, prevalece uma abordagem crítica contra o discurso hegemônico que vê no turismo apenas um fator de crescimento econômico e um elemento-chave para o desenvolvimento. Isso contribui para melhorar as condições de vida.

Esses casos destacam que as obras abordam tanto o problema da desigualdade social, quanto a questão ambiental e cultural, mostrando o desenvolvimento do turismo, em um quadro de brutal competição global e desregulamentação.

Reveja que é uma administração local em um território legalmente determinado. Ele menciona que é um setor associado à produção de condições econômicas, sociais, ambientais e culturais específicas.

Mais adiante, refere que o turismo, por si só, não desenvolve nenhum território, mas pode contribuir para a prosperidade local se for concebido como instrumento de inclusão, articulação e dinamização social, ambiental e económica.

Entre vários exemplos, ele cita a experiência de boas práticas do projeto de Desenvolvimento Local Pintura Mural em Homenagem ao escritor Ernest Hemingway, em Cojímar, Havana, que atualmente está incluído em roteiros turísticos da capital e premiado.

Neste espaço de geoturismo convergem harmoniosamente conceitos ambientais, históricos, artísticos e estéticos que, respeitando as normas urbanísticas, resgatam o patrimônio histórico.

Precisamente as autoridades em Cuba promovem o desenvolvimento local de várias maneiras, especialmente alimentar e agrícola, agora com um novo conceito do ponto de vista turístico.

mem/rfc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.