2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba lamenta morte de renomado intelectual

Presidente de Cuba lamenta morte de renomado intelectual

Havana, 19 de mai (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, lamentou a morte do destacado intelectual Esteban Morales, ocorrida no dia anterior na cidade colombiana de Medellín, devido a um ataque cardíaco.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A morte surpresa de Esteban Morales dói. Sentiremos falta de sua avaliação inteligente, incisiva e comprometida dos problemas do nosso tempo”, disse o presidente em sua conta no Twitter.

Ele também transmitiu suas condolências à família, amigos e à intelectualidade cubana, que – escreveu – Esteban Morales prestigiou seu trabalho.

O presidente juntou-se assim aos inúmeros pronunciamentos de intelectuais, instituições e pessoas em geral pela perda aos 79 anos do renomado cientista político e ensaísta.

Esteban Morales foi membro da União de Escritores e Artistas de Cuba e da Comissão José Antônio Aponte, dentro da qual desenvolveu um intenso trabalho, e deixou um importante ensaio, especialmente sobre as ligações entre Cuba e os Estados Unidos.

Entre os títulos mais significativos nesta área estão Relações Cuba-Estados Unidos: uma história crítica e do confronto às tentativas de normalização: política dos Estados Unidos em relação a Cuba, este último em colaboração com o ensaísta Elier Ramírez.

Um de seus livros de maior impacto foi Desafios dos problemas raciais em Cuba, publicado em 2007 pela Fundação Fernando Ortiz.

A carreira intelectual de Morales estava ligada à Universidade de Havana, onde inicialmente se formou economista, dedicou-se ao ensino e atuou como reitor da Faculdade de Humanidades e diretor fundador do Centro de Estudos dos Estados Unidos, entre outras atividades.

mem/rc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.