26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O dia da Dia da África 2022 começa em Cuba (+Fotos)

O dia da Dia da África 2022 começa em Cuba (+Fotos)

Havana, 19 Mai(Prensa Latina) O dia do Dia da África 2022 em Cuba começou hoje aqui com uma homenagem aos heróis africanos no parque homônimo, no qual se destacou a irmandade entre essas nações.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mais do que tudo, hoje celebramos a unidade no continente, afirmou o embaixador do Djibuti, Nasser Mohamed Ousbo, ao dirigir-se aos presentes depois de colocar uma oferenda floral ao lado do condecorado comandante cubano Víctor Dreke, dedicada aos ilustres heróis da emancipação daqueles cidades.

Esses homens e mulheres não morreram em vão; Fizeram-no pelas suas ideias, pela independência e emancipação das suas respectivas nações.

“Depois da independência, eles continuaram a luta pelo pan-africanismo comunitário, político e econômico do qual somos herdeiros”, disse Ousbo, que é o decano do corpo diplomático africano.

O chefe da missão agradeceu o apoio aos esforços e lutas pela descolonização e resistência ao neocolonialismo. “Em particular, quero destacar a grandeza do povo cubano por sua solidariedade sem fronteiras e sua resistência contra o bloqueio injusto e criminoso”, destacou.

Por sua vez, Dreke, que atualmente é presidente da Associação de Amizade Cubano-Africana, fez uma breve revisão histórica do significado da África para a comunidade internacional, os altos e baixos pelos quais passaram seus países, muitos saqueados por potências estrangeiras.

Recordou que a XXI Cimeira da União Africana, realizada no passado mês de Fevereiro na Etiópia, defendeu que este seja o “Século Africano” e que em 2063 os seus povos possam usufruir de um desenvolvimento regional próspero, integrado, pacífico e inclusivo. “É disso que se trata”, disse Dreke.

Mais de uma dezena de eventos desde conferências, visitas a centros históricos, encontros de solidariedade, homenagens, encontros com estudantes africanos em Cuba e galas musicais integram o programa comemorativo que se prolongará até ao dia 25, data em que se celebra este aniversário.

O Dia da África ou Dia da Liberdade Africana é um feriado anual celebrado todo 25 de maio em diferentes países. Foi decretado com o objetivo de divulgar as necessidades que as nações daquele continente continuam enfrentando.

Da mesma forma, serve para reivindicar todos os avanços socioeconômicos que alcançaram, incluindo sua libertação do colonialismo.

mh/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.