19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Associação de Cuba denuncia exclusões na Cúpula das Américas

Associação de Cuba denuncia exclusões na Cúpula das Américas

Havana, 19 de maio (Prensa Latina) A Associação Cubana das Nações Unidas (ACNU) denunciou hoje a exclusão de países da próxima Cúpula das Américas e garantiu que a ilha caribenha pode contribuir muito para os temas dessa reunião.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A presidente daquela organização não-governamental, Norma Goicochea, ressaltou que a obrigação do país anfitrião do evento, os Estados Unidos, é convidar todas as nações da região e favorecer o diálogo.

Ele especificou que a reunião agendada na cidade norte-americana de Los Angeles abordará temas como saúde, meio ambiente, transformação digital e governança democrática, e lembrou o progresso de Cuba nessas áreas.

Em encontro com a imprensa, o diplomata destacou as conquistas do sistema de saúde cubano e lembrou o desenvolvimento de vacinas próprias contra a doença Covid-19, em um contexto complexo marcado pela crise mundial e pela intensificação da política hostil de Washington a ilha

Goicochea repudiou a farsa daquela Cúpula de tentar aprovar um plano regional de saúde sem levar em conta Cuba e sua resiliência.

Da mesma forma, destacou as conquistas da ilha caribenha no enfrentamento das mudanças climáticas a partir de um plano de Estado denominado Vida Tarefa, bem como os resultados na transformação digital, ponto importante das sessões do Conselho Nacional de Inovação.

O presidente da ACNU também ponderou os processos democráticos do país insular e lembrou nesse sentido a consulta popular para o projeto do Código da Família e o referendo em 2019 para a aprovação da atual Constituição da República.

“Temos uma sociedade civil plural e sentimos que temos força moral para discutir os temas da IX Cúpula das Américas”, destacou o diplomata.

O encontro está marcado para a cidade norte-americana de Los Angeles, de 6 a 10 de junho próximo.

Washington afirma que ainda não estendeu os convites para o encontro, mas também deixou claro que excluirá Cuba, Venezuela e Nicarágua do evento, o que gerou manifestações de repúdio entre os líderes da região.

Além disso, os Estados Unidos rejeitaram os pedidos de registro de membros da sociedade civil cubana e os procedimentos de visto, uma questão que Goicochea descreveu como “um ato de exclusão e discriminação, evidência da política hostil daquele país”.

acl/cgc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.