27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta no estado venezuelano de Zulia devido a inundação de rios

Alerta no estado venezuelano de Zulia devido a inundação de rios

Caracas, 19 Mai(Prensa Latina) O estado venezuelano de Zulia está hoje em alerta máximo devido à inundação dos rios nos municípios do sul do lago, anunciou o governador estadual Manuel Rosales.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O responsável salientou que estão a ser realizados trabalhos em vários setores dos municípios de Catatumbo, Colón, Francisco Javier Pulgar e Sucre, onde a época das chuvas provocou o transbordamento dos rios Zulia, Chama e Escalante, além do rompimento de barragens e retenção paredes.

“Trata-se do caso da Lagoa de Birimbay, onde várias equipes estão sendo mobilizadas, inclusive um jumbo anfíbio, que permite a retomada do curso d’água e impede que seja represado e retorne aos municípios de Santa Bárbara e Encontrados”, ele explicou Rosales.

Ressaltou que vários rios que circundam o sul do Lago Maracaibo e que nascem na Cordilheira dos Andes da Venezuela e Colômbia apresentam um aumento inusitado do nível das águas.

Por sua vez, o prefeito do município de Colón, Nervins Sarcos, alertou que o rio continua crescendo o tempo todo, quebrou um muro no setor El Capitan e muita água está sendo represada no setor La Laguna, tudo o que vem do rio Zulia e causando muita pressão a jusante.

Grupos estratégicos estão implantados na área, incluindo funcionários do Corpo de Bombeiros, Polícia, Segurança Cidadã e diversas direções, que permanecem vigilantes diante dos danos causados pelas chuvas ocorridas nos últimos dias.

Enquanto os habitantes do município de Catatumbo, na localidade de Encontrados, se preparam para o risco de inundações, os moradores reforçam suas casas e erguem muros para qualquer eventualidade, devido à grande quantidade que desce do rio Zulia.

Enquanto isso, o Ministério das Relações, Interior, Justiça e Paz, informou através de sua conta na rede social twitter, que o governo enviou mais de cinco toneladas de alimentos para as áreas afetadas nos municípios de Sur del Lago.

mv/ycv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.