29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

AIEA inspeciona usina nuclear de Fukushima no Japão

AIEA inspeciona usina nuclear de Fukushima no Japão

Tóquio, 19 mai (Prensa Latina) A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspecionou hoje a usina nuclear Fukushima I no Japão, após a aprovação de um plano de liberação de água radioativa armazenada no local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O diretor da entidade, Rafael Grossi, examinou pessoalmente os tanques onde a água tratada é mantida e o sistema de processamento utilizado para eliminar as substâncias contaminantes, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

Segundo a mídia japonesa, Grossi ficou impressionado com o progresso nas operações de descomissionamento e os preparativos para a descarga. Ele também pediu transparência em todas as etapas do plano elaborado pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco).

Durante sua visita ao Japão, o chefe da AIEA realizou uma reunião com o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Koichi Hagiuda, que enfatizou a importância de compreender, dentro e fora da nação asiática, a necessidade de liberar as águas estagnadas na fábrica de Fukushima.

O Secretário Chefe de Gabinete Hirokazu Matsuno também enfatizou em uma entrevista coletiva que seu governo trabalhará para obter o entendimento das partes interessadas, desde pescadores e consumidores até países e regiões vizinhas, com as quais manterá uma comunicação constante e clara.

No dia anterior, a Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão deu luz verde à Tepco, cujo projeto inclui a diluição de água livre de radionuclídeos, exceto trítio, com água do mar a 40% (conforme exigido pelas normas de segurança japonesas).

O próximo passo será descarregar o conteúdo processado no oceano a um quilômetro da usina através de um oleoduto submarino, para o qual eles necessitarão de alguma infraestrutura que poderão construir assim que receberem o consentimento das localidades ao redor de Fukushima I.

Após o acidente atômico de 2011 no Japão, a água utilizada para resfriar os reatores nucleares derretidos foi armazenada em recipientes dentro do complexo, misturada com água da chuva contaminada e água subterrânea. Até o momento, o volume armazenado é de cerca de 1,29 milhões de toneladas.

mem/lcp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.