10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhadores portuários uruguaios estendem greve por demissões

Trabalhadores portuários uruguaios estendem greve por demissões

Montevidéu, 18 de mai (Prensa Latina) Os trabalhadores portuários do Uruguai estenderam hoje sua greve contra 150 demissões por falta de progresso nas negociações com a empresa empregadora e insuficientes propostas governamentais para resolver o conflito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Sindicato Único Portuário e Sucursais Afins (Supra) decidiu por 24 horas a nível nacional em assembleia geral de filiais, na qual os seus dirigentes comunicaram a decisão da firma Montecon, notificada antes de enviar imediatamente 108 trabalhadores ao seguro desemprego.

Os participantes consideraram esta última medida carente de garantias, que o ministro do Trabalho, Pablo Mieres, qualificou como “um avanço significativo”, apesar de ser aplicada por apenas um ano e o sindicato questionar pela incerteza que gera.

Da mesma forma, reiterou-se a desconfiança de que o Terminal Cuenta del Plata, com 80 por cento controlado pela multinacional Katoen Natie, pode presumivelmente reintegrar os demitidos dentro de um ano.

Tampouco está claro o objetivo comercial de aplicar uma redução salarial de 50% dos funcionários que permaneceriam na força de trabalho.

Desde o início do conflito, supra instou o Poder Executivo a encontrar soluções de frente e exigiu que os trabalhadores não arcassem com o custo político do contrato de concessão monopolista do terminal especializado de contêineres à multinacional Katoen Natie até 2081.

O secretário-geral do Supra, Álvaro Reinaldo, culpou essa decisão pela crise com a Montecon, que por sua vez, destacou em nota a “importância da livre concorrência” e exigiu que “a lei seja cumprida e vamos competir”.

O sindicato convocou outra assembleia geral para este dia, uma declaração de apoio à greve em Montecon e o slogan crítico ao governo de que “o porto não está à venda, ele se defende”. ode/h / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.