7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Revisão do Habeas Corpus concedida ao ex-vice-presidente do Equador

Revisão do Habeas Corpus concedida ao ex-vice-presidente do Equador

Quito, 18 de mai (Prensa Latina) Um tribunal começa a definir hoje se ratifica ou revoga o Habeas Corpus concedido ao ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, considerado por muitos perseguido politicamente pelo governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A audiência é acordada na província de Santa Elena, onde o recurso foi concedido em 10 de abril.

Participarão do processo representantes do Ministério Público e do Serviço Nacional de Atenção Integral ao Adulto Privado de Liberdade (SNAI), além de 33 pessoas que interpuseram recursos amicus curiae, entre eles o advogado Alembet Vera.

“Amicus a favor de Jorge Glas, perseguido politicamente e vítima da justiça e do sistema prisional equatoriano que não garante o direito a um julgamento justo, integridade pessoal, saúde ou vida. alertou o jurista na rede social Twitter.

Por outro lado, a embaixada alemã no Equador solicitou acesso virtual à audiência, tendo em conta que o ex-vice-dignitário tem a cidadania daquele país europeu.

Glas foi condenado à prisão pelos casos Odebrecht e Suborno em 2017 após processos caracterizados por irregularidades denunciadas por sua equipe de defesa, a partir de sentenças aplicadas por meio de um código penal revogado.

Os julgamentos contra ele foram criticados dentro e fora do Equador e levaram a uma rede de apoio ao ex-vice-presidente.

De acordo com os adiantamentos, durante este dia os advogados de Glas também vão pedir a redução da pena no mérito.

A revisão de sua liberdade acontecerá poucos dias após a revogação do Habeas Corpus, pelo Tribunal Provincial de Santa Elena, concedido a um cidadão holandês acusado de tráfico de drogas e requerido para extradição pela Holanda.

De acordo com informações da mídia, de janeiro a março passado, foram registrados 866 pedidos de Habeas Corpus no país, número consideravelmente superior aos 239 apresentados no primeiro trimestre de 2018. E a concessão desses recursos disparou devido ao nível de violência nas prisões nos últimos dois anos, segundo as autoridades.

mem/scm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.