26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Finlândia e a Suécia se candidatam para aderir à OTAN

Finlândia e a Suécia se candidatam para aderir à OTAN

Bruxelas, 18 mai (Prensa Latina) Os embaixadores da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Axel Wernhoff e Klaus Korhonen, respectivamente, apresentaram hoje um pedido oficial de adesão ao bloco militar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os pedidos foram entregues ao secretário geral da organização, Jens Stoltenberg, apesar das repetidas advertências de Moscou sobre a expansão gradual do bloco para o leste, que ele vê como uma ameaça às suas fronteiras.

Tais pedidos são um passo histórico e a aliança irá agora discutir os próximos passos para estes países no caminho para a OTAN, disse Stoltenberg.

O parlamento da Finlândia apoiou ontem a proposta de adesão à Aliança Atlântica, com 188 deputados votando a favor e oito deputados se opondo ao pedido de adesão à organização.

Enquanto isso, o governo sueco endossou a adesão à OTAN na segunda-feira.

Dos países do bloco militar, somente a Turquia se opõe à admissão da Suécia e Finlândia, que, em particular, exige que Estocolmo e Helsinque se recusem a apoiar as estruturas curdas na Turquia, Iraque e Síria e levantem o embargo unilateral de armas.

Segundo especialistas, se estas objeções forem removidas, a aliança pretende anunciar a admissão da Suécia e da Finlândia na cúpula de Madri em 28-30 de junho deste ano.

O presidente russo Vladimir Putin, em 16 de maio na cúpula da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), advertiu sobre a resposta de Moscou à expansão da infraestrutura militar da OTAN nesses países.

Ao mesmo tempo, a Rússia salientou que a expansão da aliança às custas desses países não cria uma ameaça direta à Rússia, já que Moscou não tem problemas com essas nações.

Entretanto, Putin advertiu que Moscou reagiria à expansão do bloco com base em ameaças que poderiam ser criadas.

mem/to/amp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.