29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exigem na Bélgica o fim do bloqueio e das agressões contra Cuba

Exigem na Bélgica o fim do bloqueio e das agressões contra Cuba

Bruxelas, 18 mai (Prensa Latina) O Dia de Cuba, convocado nas cidades belgas de 18 a 21 de maio, começará hoje nesta capital com a demanda perante o Parlamento Europeu pelo fim do bloqueio norte-americano e da agressão à ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Praça do Luxemburgo, que domina as instalações do Parlamento Europeu, será o palco da mobilização, apoiada por cubanos residentes em vários países europeus e latino-americanos, associações de solidariedade e forças políticas belgas, eurodeputados e representantes de outros setores da sociedade.

Figuram o coordenador Belga contra o Bloqueio contra Cuba e a organização Cubanismo.be, organizações muito ativas na denúncia e condenação do cerco econômico, comercial e financeiro imposto por Washington à nação antilhana há mais de 60 anos.

Associações de cubanos residentes na Alemanha, França e Holanda emitiram declarações de apoio ao dia, enquanto o canal Europa por Cuba anunciou que transmitirá detalhes das atividades nas redes sociais.

A mobilização acontecerá apenas dois dias após o anúncio pelos Estados Unidos da eliminação de algumas das restrições ditadas pelo governo do ex-presidente Donald Trump para intensificar o bloqueio e asfixia econômica na ilha.

O governo do país caribenho alertou que é um passo limitado na direção certa, que “não modifica em nada o bloqueio, nem as principais medidas de cerco econômico tomadas por Trump, como as listas de entidades sujeitas a medidas coercitivas nem remove as proibições de viagem para os estadunidenses.

Da mesma forma, ressaltou que isso não reverte a inclusão arbitrária e fraudulenta de Cuba na lista do Departamento de Estado de países supostamente patrocinadores do terrorismo.

Em declarações à Prensa Latina, a embaixadora da ilha na Bélgica e na União Europeia, Yaira Jiménez, destacou a iniciativa de solidariedade e acompanhamento, e reconheceu a ampliação do alcance de suas atividades, até se tornar uma mobilização internacional.

Uma Noite do Sabor Cubano está marcada para sexta-feira na cidade portuária de Antuérpia e no sábado uma festa cubana na bela Ghent.

oda/wmr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.