29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA mantêm núcleo duro do bloqueio inalterado, diz analista

EUA mantêm núcleo duro do bloqueio inalterado, diz analista

Havana, 18 mai (Prensa Latina) As recentes medidas dos Estados Unidos sobre Cuba, embora positivas, mantêm hoje o cerne do bloqueio, em particular a Lei Helms-Burton e a inclusão na lista arbitrária de Estado patrocinadores do terrorismo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Isso foi avaliado pelo pesquisador Raúl Rodríguez, diretor do Centro de Estudos Hemisféricos e dos Estados Unidos da Universidade de Havana (Cehseu), para quem a Casa Branca insiste em continuar com duas das decisões que trazem as consequências mais negativas para a economia cubana.

Em declarações exclusivas à Prensa Latina, Rodríguez concordou que as decisões da Casa Branca anunciadas no dia anterior para facilitar as viagens e remessas ao país caribenho, bem como a expansão dos serviços consulares de Washington em Havana estão no caminho certo.

No entanto, o especialista alertou que ainda é necessário aguardar a regulamentação específica para implementar essas diretrizes, que podem variar dependendo do ambiente político.

Ele comentou que talvez as novas disposições estejam relacionadas às críticas recebidas de personalidades da região sobre o fato de o atual governo ter mantido exatamente a política hostil e agressiva da era Donald Trump (2017-2021).

Possivelmente Washington quer limpar sua imagem de agressor diante do impacto humanitário das sanções contra Cuba, mas com as novas medidas mantém sua posição de impedir que o governo cubano obtenha fundos, explicou Rodríguez.

Para o diretor do Cehseu, com esse objetivo eles buscam capacitar diretamente o setor privado, que por sua vez pode ser um agente de mudança dentro do país, que é o objetivo primordial do governo norte-americano.

O Departamento de Estado da nação do norte anunciou nesta segunda-feira o pacote de medidas que flexibilizam algumas das 243 regulamentações impostas pelo governo do republicano Donald Trump (2017-2021).

Entre elas estão o restabelecimento do Programa de Reunificação Familiar e a intenção de emitir 20.000 vistos anuais dos acordos migratórios bilaterais.

Eles também planejam autorizar contatos profissionais e educacionais, a expansão de viagens a esse país com vistos de múltiplas entradas e estabelecer voos para as províncias, atualmente restritas a Havana, bem como a eliminação do limite de remessas de mil dólares a cada três meses.

Essas provisões chegam quase um ano e quatro meses depois de assumir a chegada à Casa Branca do democrata Joe Biden, que em seus dias de campanha eleitoral prometeu reverter as políticas de seu antecessor, Donald Trump.

oda/avr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.