7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba denuncia tratamento discriminatório nos serviços de vistos EUA

cuba-denuncia-tratamento-discriminatorio-nos-servicos-de-vistos-eua

Cuba denuncia tratamento discriminatório nos serviços de vistos EUA

Havana, 18 de maio (Prensa Latina) A vice-chanceler cubana Josefina Vidal denunciou hoje a exclusão e o tratamento discriminatório dos cidadãos do país caribenho após a recusa dos Estados Unidos em processar vistos para um evento programado na Califórnia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conforme detalhado em sua conta no Twitter, os representantes de Washington “nem aceitaram processar os vistos da embaixada dos Estados Unidos em Havana”, mesmo quando nos últimos dias a nação do norte anunciou que aprofundaria esse tipo de procedimento.

O governo norte-americano negou visto à delegação da sociedade civil cubana que participaria da Cúpula dos Povos pela Democracia, marcada para os dias 8 e 10 de junho na cidade de Los Angeles, Califórnia.

O evento foi planejado para a presença de 23 cubanos, entre eles cientistas de prestígio, artistas, atletas e jornalistas.

A recusa é uma afronta aos “valores democráticos” que o governo dos EUA e sua Cúpula das Américas pretendem defender, disse um tweeter.

Os organizadores da Cúpula dos Povos publicaram um comunicado expressando sua indignação com a decisão de Washington e pedindo a assinatura de uma petição para que a nação do norte reverta sua medida.

A disposição “é uma afronta ao diálogo e à normalização das relações muito necessárias entre o povo dos Estados Unidos e o povo cubano, que foi injustamente afetado pelo bloqueio ilegal”, afirma o texto.

O evento pretende se reunir em paralelo à IX Cúpula das Américas, também marcada para Los Angeles, que recebeu críticas de governos por suas intenções de excluir países da região como Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Em declarações à Prensa Latina, o diretor da organização The People’s Forum, Manolo de los Santos, confirmou que vários movimentos políticos e sociais da América Latina e uma ampla participação de diferentes setores nos Estados Unidos participarão do evento.

“Como a Cúpula do presidente Joe Biden é marcada pela exclusão e pela imposição de uma agenda política, nossa Cúpula reunirá várias vozes de todas as Américas”, disse o ativista dias antes de revelar a recusa de Washington em processar os vistos cubanos.

jha/cgc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.