29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba aprecia mobilização internacional na Bélgica contra o bloqueio

cuba-aprecia-mobilizacao-internacional-na-belgica-contra-o-bloqueio

Cuba aprecia mobilização internacional na Bélgica contra o bloqueio

Bruxelas, 18 de maio (Prensa Latina) A embaixadora de Cuba na Bélgica, Yaira Jiménez, reconheceu hoje a ampla participação em um encontro internacional contra o bloqueio norte-americano na ilha, fórum realizado em frente ao Parlamento Europeu.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Aprecio profundamente a organização deste dia para Cuba, afirmou a diplomata, depois de mais de 200 pessoas tomarem a Praça do Luxemburgo desta capital para exigir com bandeiras e estandartes o fim de um cerco económico, comercial e financeiro que qualificaram de criminoso.

Jiménez destacou a presença de compatriotas residentes na Alemanha, Bélgica, França, Itália e Reino Unido, de amigos latino-americanos e representantes de forças políticas e movimentos de solidariedade de vários países.

Em suas palavras, ele ratificou a vontade do governo e do povo da maior das Antilhas de continuar resistindo à agressão, em particular a um bloqueio que existe há mais de 60 anos.

Cuba enfrentou duas pandemias, a de Covid-19 e a causada pelo bloqueio, que se intensificou impiedosamente durante este período de crise sanitária, em que bloquearam até nosso oxigênio, mas não conseguiram nos quebrar, alertou.

O também embaixador na União Européia denunciou que o objetivo dos Estados Unidos permanece: destruir a Revolução e o caminho escolhido soberanamente por seu povo.

Da mesma forma, criticou a absurda inclusão da ilha na lista unilateral de países supostamente patrocinadores do terrorismo e considerou difícil explicar por que Washington proíbe seus cidadãos de visitar a nação antilhana devido à sua obstinação em atacá-la.

Sobre as recentes medidas anunciadas pelos Estados Unidos para eliminar algumas restrições decretadas pelo governo Donald Trump para apertar o bloqueio, ele destacou que, embora caminhem na direção certa, são muito limitadas.

O Dia de Cuba na Bélgica continuará amanhã com uma homenagem ao herói nacional da ilha, José Martí, no 127º aniversário de sua queda em combate, na sexta-feira com uma Noite do Sabor Cubano na cidade portuária de Antuérpia e no sábado com uma Festa cubana na bela Ghent.

jha/wmr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.