26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Seguidores do budismo em Cuba celebram nascimento de Iluminação (+ Fotos)

Cuba, budismo, celebración, iluminación

Seguidores do budismo em Cuba celebram nascimento de Iluminação (+ Fotos)

Havana, 17 mai (Prensa Latina) Os seguidores do budismo em Cuba comemoraram o nascimento de iluminação, pilar espiritual desta religião e filosofia de vida praticada hoje no mundo por cerca de 700 milhões de pessoas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma cerimônia simples e sóbria na Embaixada do Sri Lanka na Havana, o embaixador Lakshitha Pradeep Ratnayake liderou a oração Vesak, uma celebração na qual os budistas lembram Siddhartha Gautama, o Buda.

 seguidores-del-budismo-en-cuba-celebraron-nacimiento-de-iluminacion

Considera-se que Buda nasceu, atingiu a iluminação e também faleceu, aos 80 anos, nos dias de Vesak, que é observado na lua cheia de maio.

O embaixador Ratnayake lembrou que em 1999 a ONU declarou este dia feriado internacional por iniciativa do Sri Lanka, gestão liderada pelo então ministro das Relações Exteriores Lakshman Kadirgamar, no cargo de 1994 a 2001 e depois de 2004 a 2005 antes de ser assassinado pelos Tigres Tamiles.

 seguidores-del-budismo-en-cuba-celebraron-nacimiento-de-iluminacion

O budismo é amplamente dividido em dois ramos: Theravada, que se espalhou por toda a Índia, Sri Lanka e todo o Sudeste Asiático (incluindo Mianmar), e Mahayana, presente mais ao norte, em países como China, Taiwan e Japão, explicou o embaixador à Prensa Latina.

Segundo fontes não oficiais, em Cuba, que é um mosaico de crenças e cultos, existem cerca de 6.000 seguidores dessas manifestações budistas. A maior delas é a japonesa Soka Gakkai, que se estima ter cerca de 1.000 membros.

Migrantes chineses contratados pela Espanha no século XIX que acreditavam em Kwan Kong, o “Buda gordo”, introduziram a prática do budismo na ilha segundo os preceitos do Mahayana.

Outros migrantes trouxeram consigo a crença no Buda Gautama (indiano), visto como a fonte que deu origem a essa crença.

A iluminação espiritual é a experiência do divino. Isso se manifesta em paz, amor, felicidade ou um senso de unidade com o universo. É uma iluminação interior.

O budismo é um sistema religioso, filosófico e possivelmente psicológico, desenvolvido a partir dos ensinamentos difundidos no norte da Índia por Siddharta Gautama, chamado Buda, por volta do século V a.C.

Foi no dia de Vesak dois mil e quinhentos anos atrás, mais precisamente em 623 aC, quando Buda nasceu. Além disso, nesta data ele atingiu a iluminação e também morreu aos 80 anos de idade.

Como tal, Buda não é um deus, nem um messias, nem um profeta, e o budismo não postula um criador.

Caracteriza-se por acreditar na reencarnação e aspirar alcançar o Nirvana (estado supremo de felicidade) através de uma vida de quietude, contemplação, austeridade e disciplina moral.

mh/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.