27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primárias dos EUA testam o poder de Trump

EEUU, elecciones, primarias, Trump

Primárias dos EUA testam o poder de Trump

Washington, 17 mai (Prensa Latina) As primárias mais comcorridas até agora neste ano nos Estados Unidos testam hoje o poder do ex-presidente Donald Trump para influenciar os resultados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Eleitores de vários estados vão às urnas na terça-feira para votar em uma das maiores corridas eleitorais do ciclo.

De Nebraska e Idaho até Pensilvânia e Geórgia, os republicanos fizeram campanha ativamente – ou manobraram discretamente – contra os candidatos de Trump de maneiras que poderiam minar sua influência no partido, disse o The Hill.

Na Pensilvânia, Trump fez seu tão esperado movimento na corrida para governador ao endossar o senador estadual Doug Mastriano (R), que apoia suas falsas alegações de que houve fraude eleitoral generalizada nas eleições de 2020.

Mastriano lidera o ex-deputado Lou Barletta (R) por 12 pontos, e sua provável vitória reforçaria a teoria de Trump de que ele é o rei dos apoios.

Nesta terça-feira, no mesmo estado, está disputada a corrida pelo Senado Federal entre Mehmet Oz (apoiado por Trump), Kathy Barnette e David McCormick para substituir o senador Pat Toomey. Oz seria o primeiro senador republicano muçulmano se eleito.

Esse cenário, caracterizado por disputas muito cruciais na Pensilvânia e na Carolina do Norte, evidentemente testará a influência de Trump sobre os eleitores do Partido Republicano, já que ele está considerando uma nova candidatura à Casa Branca em 2024.

Do lado democrata, a primária para o Senado neste estado mostra uma disputa entre as alas moderada e liberal do partido, com o vice-governador da Pensilvânia, John Fetterman, ocupando uma via mais progressista e o deputado Conor Lamb fazendo campanha como legislador pragmático.

Outra primária observada de perto é a do Senado da Carolina do Norte, onde o candidato de Trump, Ted Budd, parece prestes a ultrapassar o ex-governador favorito Pat McCrory para ocupar o lugar do senador republicano Richard Burr.

Uma pesquisa recente do The Hill and Emerson College descobriu que Budd é o candidato do Partido Republicano mais bem posicionado para enfrentar a provável candidata democrata ao Senado, Cheri Beasley, em novembro.

Outras primárias que podem ser de interesse são os democratas no 5º distrito de Oregon, onde os progressistas estão tentando derrubar o moderado Kurt Schrader e o republicano para governador de Idaho, muitos dos quais serão um termômetro para saber se o apoio de Trump diminuiu nas fileiras dos republicanos.

Este é o primeiro passo para as eleições de meio de mandato em novembro, nas quais democratas e republicanos disputarão o controle do Congresso com a eleição da Câmara Baixa, um terço do Senado e outras cadeiras disputadas, incluindo governadores.

jcm/lb/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.