25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primárias dos EUA testam o poder de Trump

EEUU, elecciones, primarias, Trump

Primárias dos EUA testam o poder de Trump

Washington, 17 mai (Prensa Latina) As primárias mais comcorridas até agora neste ano nos Estados Unidos testam hoje o poder do ex-presidente Donald Trump para influenciar os resultados.

Eleitores de vários estados vão às urnas na terça-feira para votar em uma das maiores corridas eleitorais do ciclo.

De Nebraska e Idaho até Pensilvânia e Geórgia, os republicanos fizeram campanha ativamente – ou manobraram discretamente – contra os candidatos de Trump de maneiras que poderiam minar sua influência no partido, disse o The Hill.

Na Pensilvânia, Trump fez seu tão esperado movimento na corrida para governador ao endossar o senador estadual Doug Mastriano (R), que apoia suas falsas alegações de que houve fraude eleitoral generalizada nas eleições de 2020.

Mastriano lidera o ex-deputado Lou Barletta (R) por 12 pontos, e sua provável vitória reforçaria a teoria de Trump de que ele é o rei dos apoios.

Nesta terça-feira, no mesmo estado, está disputada a corrida pelo Senado Federal entre Mehmet Oz (apoiado por Trump), Kathy Barnette e David McCormick para substituir o senador Pat Toomey. Oz seria o primeiro senador republicano muçulmano se eleito.

Esse cenário, caracterizado por disputas muito cruciais na Pensilvânia e na Carolina do Norte, evidentemente testará a influência de Trump sobre os eleitores do Partido Republicano, já que ele está considerando uma nova candidatura à Casa Branca em 2024.

Do lado democrata, a primária para o Senado neste estado mostra uma disputa entre as alas moderada e liberal do partido, com o vice-governador da Pensilvânia, John Fetterman, ocupando uma via mais progressista e o deputado Conor Lamb fazendo campanha como legislador pragmático.

Outra primária observada de perto é a do Senado da Carolina do Norte, onde o candidato de Trump, Ted Budd, parece prestes a ultrapassar o ex-governador favorito Pat McCrory para ocupar o lugar do senador republicano Richard Burr.

Uma pesquisa recente do The Hill and Emerson College descobriu que Budd é o candidato do Partido Republicano mais bem posicionado para enfrentar a provável candidata democrata ao Senado, Cheri Beasley, em novembro.

Outras primárias que podem ser de interesse são os democratas no 5º distrito de Oregon, onde os progressistas estão tentando derrubar o moderado Kurt Schrader e o republicano para governador de Idaho, muitos dos quais serão um termômetro para saber se o apoio de Trump diminuiu nas fileiras dos republicanos.

Este é o primeiro passo para as eleições de meio de mandato em novembro, nas quais democratas e republicanos disputarão o controle do Congresso com a eleição da Câmara Baixa, um terço do Senado e outras cadeiras disputadas, incluindo governadores.

jcm/lb/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES