29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU pediu que líderes políticos libaneses trabalhem juntos

ONU, llamado, líderes, políticos, Libano, trabajo, conjunto

ONU pediu que líderes políticos libaneses trabalhem juntos

Beirute, 17 de maio (Prensa Latina) As Nações Unidas pediram hoje aos líderes políticos do Líbano que trabalhem juntos para melhorar a situação da nação, através de uma declaração de Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário geral da organização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conforme divulgado pelo Centro de Informação da ONU nesta capital, a mensagem reconheceu o compromisso da nação dos cedros em aderir à Constituição e honrar as tradições democráticas por ocasião das eleições parlamentares.

O comunicado espera a rápida formação de um governo inclusivo que possa finalizar o acordo com o Fundo Monetário Internacional e acelerar a implementação de reformas para avançar na recuperação do país.

Ele pediu que o novo Parlamento aprove com urgência toda a legislação necessária para estabilizar a economia e melhorar a governança no Líbano.

Ela encorajou a tomar medidas para melhorar a participação e representação política das mulheres, inclusive no próximo governo no interesse do povo libanês.

O texto também reiterou o apoio da ONU à soberania, estabilidade e independência política do Líbano de acordo com as resoluções relevantes do Conselho de Segurança.

Em sua conta no Twitter, a coordenadora especial da ONU para esta nação, Joanna Wroneka, reconheceu a realização das eleições como o primeiro passo para responder às expectativas das pessoas.

Wroneka observou que o Líbano merece um futuro melhor em meio a muitos desafios pela frente, em particular restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições estatais.

No domingo passado os libaneses foram às urnas para eleger seus 128 representantes do corpo legislativo unicameral, divididos igualmente entre cristãos e muçulmanos.

A nação dos cedros convocou eleições parlamentares em dezembro passado e arrastou uma dívida política e social para o processo: as manifestações no outono de 2019 e a explosão no porto de Beirute em agosto de 2020 que causou mais de 200 mortes.

Um relatório do relator especial das Nações Unidas sobre pobreza extrema e direitos humanos, Olivier de Schutter, refletiu que quatro em cada cinco libaneses vivem na penúria devido às ações destrutivas de líderes políticos e financeiros.

jcm/yma/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.