26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líbano à espera de um panorama pós-eleitoral mais claro

Líbano, panorama, poselectoral

Líbano à espera de um panorama pós-eleitoral mais claro

Beirute, 17 mai (Prensa Latina) Enquanto aguardam a publicação definitiva dos resultados, os libaneses hoje anseiam por um panorama pós-eleitoral mais claro com vistas à formação do novo Parlamento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com apenas sete distritos eleitorais contados, os primeiros números oficiais mostravam 28 assentos para o Hezbollah (Partido de Deus) e seus aliados, 14 a favor das Forças Libanesas, enquanto os candidatos independentes ganharam sete.

Em meio à sua pior crise econômica, a realização das eleições foi um aspecto positivo para a nação, segundo quem conhece a situação regional, embora a participação nacional de 41% tenha ficado oito pontos abaixo dos eleitores em 2018.

Segundo o cientista político Said Chaya, os mais afetados até agora são a Corrente Patriótica Livre e o Movimento Futuro; enquanto isso, as Forças Libanesas aparecem como o partido cristão mais bem posicionado antes das próximas eleições presidenciais de outubro.

De sua parte, o analista político Qassem Kassir disse ao site Lebanon Debate que não havia maioria decisiva entre os vencedores e se os resultados continuarem assim, o apelo ao diálogo seria crucial para abordar as questões da nação.

Kassir vê como pouco improvável a possibilidade de apresentar recursos nas eleições devido ao anúncio de falhas no processo e insistiu na necessidade de governar a partir do consenso nacional.

Nesta quinta-feira, o primeiro- ministro Najib Miqati vai presidir uma sessão do governo no Palácio Presidencial Baabda com o objetivo de avaliar as eleições parlamentares, bem como estabelecer o caminho a seguir para a formação do novo corpo legislativo e do gabinete.

Em 21 de maio, o atual Parlamento cessará seu mandato e o governo funcionará de forma interina até a integração da legislatura unicameral de 128 assentos, divididos igualmente entre cristãos e muçulmanos.

jcm/yma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.