29 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Destaque 24 anos de cooperação médica entre Cuba e Guatemala (+ Fotos)

Cuba, Guatemala, colaboración, salud, aniversario

Destaque 24 anos de cooperação médica entre Cuba e Guatemala (+ Fotos)

Cidade da Guatemala, 17 de maio (Prensa Latina) O vice-ministro cubano da Saúde, Regla Angulo, destacou aqui hoje os laços de cooperação médica da ilha com a Guatemala há 24 anos e sem interrupção.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante uma visita a este país da América Central, Angulo reuniu-se com o Ministro da Saúde Pública e Assistência Social, Francisco Coma, a quem transmitiu a vontade de continuar e reforçar este intercâmbio em benefício da atenção primária às populações mais vulneráveis, explicou o oficial em declarações à Prensa Latina.

Reunión-Ministro-viceministra-salud-Cuba

O vice-ministro considerou muito útil a oportunidade de rever com Coma o estado das relações bilaterais em termos de colaboração e apoio da Brigada Médica Cubana (BMC) aos diferentes programas da instituição de saúde.

“Houve uma comunicação muito boa, conversamos sobre o trabalho de nossos profissionais nas comunidades de acesso mais difícil da geografia guatemalteca como parte da atenção primária à saúde, embora também tínhamos pessoal nos hospitais”, especificou.

Angulo destacou, por sua vez, o acompanhamento dos quadros do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social (Mspas) e da sua chefia do BMC, atualmente constituído por 405 profissionais, na sua maioria especialistas em Medicina Geral Integral.

O vice-ministro lembrou que em dezembro do ano passado foi revitalizado o acordo entre o Mspas e o Ministério da Saúde Pública cubano, mais um passo no fortalecimento das relações bilaterais e dos laços que já nos unem por 24 anos de cooperação.

Parte do diálogo foi ocupada pelo programa Operación Milagro (cirurgias gratuitas de catarata), estabelecido aqui em 2006 com o início de quatro centros oftalmológicos, vitais hoje, com especialistas qualificados e grande impacto na população guatemalteca.

paciente-medicos

Nesse sentido, especificou Angulo, discutimos como o Mspas poderia dar continuidade e suporte para estender sua validade.

Também falamos sobre a possibilidade de ampliar novas especialidades e reforçar áreas de interesse como o Programa Materno-Infantil, embora a prioridade continue sendo a de ter profissionais formados em Medicina Geral Integral, ressaltou.

Também falamos sobre a possibilidade de ampliar novas especialidades e reforçar áreas de interesse como o Programa Materno-Infantil, embora a prioridade continue sendo a de ter profissionais formados em Medicina Geral Integral, ressaltou.

As redes sociais dos Mspas destacaram a visita com o título “Há 24 anos a República de Cuba apoia o sistema de saúde guatemalteco” e o agradecimento expresso de Coma.

No próximo mês de novembro, o BMC completará 24 anos de trabalho nas terras do Quetzal, espalhadas por quase todos os municípios de sua complexa geografia, mas nos locais mais complexos e de difícil acesso, lembrou sua coordenadora geral, Dra. Marieta Cutino, que participou do encontro com Coma.

Também estiveram presentes Michelle Santana, chefe do Departamento de Cooperação Internacional da Unidade Central de Cooperação Médica de Cuba, e a embaixadora do país caribenho na Guatemala, María del Pilar Fernández.

rgh/mmc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.