26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Destacados vínculos entre as universidades de Cuba e da Nicarágua

Nicaragua, Cuba, universidades, relaciones

Destacados vínculos entre as universidades de Cuba e da Nicarágua

Manágua, 17 mai (Prensa Latina) A reitora da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN-Manágua), Ramona Rodríguez, destacou aqui hoje os vínculos profissionais entre este centro de estudo superior e congêneres em Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Temos que agradecer muito a Cuba, principalmente aos professores da Universidade de Havana (UH), que nos acompanham na transformação curricular da UNAN-Manágua, mas também pela harmonização de carreiras em nível de país”, explicou Rodríguez em exclusiva à Prensa Latina.

A acadêmica destacou os avanços alcançados graças ao acompanhamento cubano, que permitiu transformações de currículos híbridos, para currículos por competência, além de ter passado por uma creditação internacional.

“Mas também estabelecemos um sistema de garantia de qualidade. Ou seja, garantindo o planejamento estratégico até a sala de aula”, disse.

Da mesma forma, referiu-se à presença de professores da nação caribenha para o credenciamento de carreiras universitárias com o objetivo de permitir maior intercâmbio internacional.

Rodríguez também mencionou os vínculos entre a Universidade Martha Abreu de las Villas (UCLV) em termos de desenvolvimento de doutorados com a universidade multidisciplinar de Chontales (centro do país).

Nesse sentido, informou que atualmente está prestes a iniciar um doutorado em matemática que será desenvolvido virtualmente com a UCLV.

“Mantemos essa relação muito próxima, Cuba é nossa referência por essa qualidade e por esse desenvolvimento do pensamento científico”, disse a reitora, que também é presidenta do Conselho Nacional de Universidades.

Desde 2019, a UNAN-Manágua e o UH assinaram um acordo de cooperação, que estabelece, entre outros aspectos, o desenvolvimento de conferências, cursos, seminários e oficinas.

O acordo também inclui intercâmbios de professores, estudantes, pesquisadores e funcionários administrativos; bem como realizar aconselhamento mútuo e troca de informações sobre pesquisas e publicações científicas.

jcm/ybv/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.