26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Órgão eleitoral computa resultados das eleições primárias no Peru

Órgão eleitoral computa resultados das eleições primárias no Peru

Lima, 16 abr (Prensa Latina) Após um dia de pouca participação cidadã, o Escritório Nacional de Processos Eleitorais do Peru (ONPE) está processando os resultados das eleições internas dos candidatos às eleições regionais e municipais a partir de hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe do ONPE, Piero Corvetto, descreveu como um sucesso retumbante que no domingo mais de 81% das mesas de votação tenham sido instaladas.

Os resultados da votação, para a qual menos de dois milhões de cidadãos foram elegíveis de um total de 24.760.062 eleitores, serão conhecidos nas próximas semanas.

A expectativa pelos resultados é nula porque em quase todos os casos há listas únicas, graças ao fato do Congresso da República ter adiado a participação geral dos cidadãos prevista para este ano.

O analista eleitoral Fernando Tuesta comentou a este respeito que na maioria dos casos as nomeações estavam nas mãos “do chefe ou titular de cada partido” e em apenas 3,3 por cento dos municípios e em 1,1 por cento dos governos regionais há mais de um lista de candidatos.

Nas eleições de ontem participaram 15 partidos políticos, 131 movimentos regionais e uma aliança eleitoral e foram apresentadas 13.388 listas de candidatos, com mais de 135 mil candidatos, segundo o Júri Nacional Eleitoral (JNE). O mesmo tribunal confirmou que existem listas únicas na grande maioria dos casos, num total de 26 governos regionais, 196 municípios provinciais, 1.678 municípios distritais e 2.740 municípios com menor população.

Em Lima, o município mais importante e com maior número de eleitores, dos 13 grupos registrados, apenas um apresentou duas listas de candidatos.

De acordo com um levantamento da empresa Ipsos, cinco meses antes das eleições de outubro próximo, a corrida para prefeito da capital, as preferências iniciais dos cidadãos são encabeçadas por Rafael López Aliaga, da extrema direita; e o parlamentar populista Daniel Urresti.

Ambos estão empatados em 20% cada e muito abaixo aparece, com 9,0%, o ex-jogador de futebol George Forsyth, candidato fracassado à presidência nas eleições de 2021, assim como López Aliaga e Urresti.

mgt/sra/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.