2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de seis milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde fevereiro

mais-de-seis-milhoes-de-pessoas-deixaram-a-ucrania-desde-fevereiro

Mais de seis milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde fevereiro

Genebra, 16 de maio (Prensa Latina) Cerca de 6,2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o final de fevereiro, segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com sede nesta cidade suíça.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A data coincide com o início da operação militar especial da Rússia no Donbass, a pedido dos governos das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.

Esses territórios, de maioria de língua russa, sofreram o cerco militar de Kiev por oito anos e pediram a intervenção de Moscou.

O Kremlin declarou que a operação não é dirigida contra a população civil, mas busca desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, onde grupos neonazistas semeiam o terror.

Do número total de pessoas deslocadas pelo conflito, mais de 3,3 milhões foram para a Polônia, 919.000 para a Romênia, 838.000 para a Rússia e 605.000 para a Hungria.

Os dois primeiros também abrigam tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) com o objetivo declarado, e denunciado pelo Kremlin, de afogar economicamente o gigante eslavo.

O governo de Varsóvia também é a ponta de lança da União Européia em seu ataque contra Moscou.

Nesse contexto, os países do mecanismo integracionista discutem hoje o sexto pacote de sanções contra a Rússia que incluiria um embargo total ao petróleo daquela nação, mas a aprovação da nova medida parece improvável diante da recusa da Hungria.

Budapeste importa do gigante eslavo mais de 60 por cento do petróleo que consome, situação que também partilha com a República Checa e a Eslováquia.

mem/ehl/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.