26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Johnson tentará quebrar bloqueio político na Irlanda do Norte

johnson-tentara-quebrar-bloqueio-politico-na-irlanda-do-norte

Johnson tentará quebrar bloqueio político na Irlanda do Norte

Londres, 16 mai (Prensa Latina) O primeiro-ministro britânico Boris Johnson viajará hoje à Irlanda do Norte para tentar convencer os sindicalistas a formar um governo com os nacionalistas, enquanto Londres pressiona a União Europeia (UE) a renegociar o protocolo pós-Brexit.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo Downing Street, durante a sua passagem em Belfast o governante pretende reunir-se de forma privada com os dirigentes dos principais partidos políticos daquela província britânica.

Como parte dos acordos de paz de 1998 que puseram fim a três décadas de combates armados na Irlanda do Norte, unionistas e nacionalistas são forçados a compartilhar governos locais semiautônomos.

Em fevereiro, porém, o Partido Unionista Democrático (DUP), leal à Coroa britânica, deixou o chefe do Executivo em desacordo com a implementação do protocolo pós-Brexit que estabelece controles alfandegários para mercadorias provenientes da Grã-Bretanha.

O mecanismo, que foi adotado por Londres e pela UE para evitar uma fronteira física entre as duas Irlandas após a saída do Reino Unido do bloco continental, causa atrasos na transferência de produtos e, segundo o DUP, põe em risco a unidade do país.

Na semana passada, os sindicalistas perderam a maioria parlamentar para o nacionalista Sinn Fein, que defende a realização de um referendo sobre a reunificação com a República da Irlanda.

Após a derrota, a primeira que sofreram desde a criação daquela província britânica há 100 anos, o DUP afirmou que manterá o bloqueio do Executivo e da Assembleia até que Johnson concorde em renegociar o protocolo, opção descartada pelo bloco europeu.

Embora o primeiro-ministro britânico também pretenda deixar claro aos líderes da Irlanda do Norte que o governo central nunca sugeriu a retirada unilateral do protocolo e que é imperativo proteger os acordos de paz, a chanceler Liz Truss exigiu mais flexibilidade da UE, ou então, caso contrário, o Reino Unido seria forçado a agir.

O chefe da diplomacia irlandesa, Simon Coveney, admitiu no dia anterior que Londres deve abordar as preocupações dos unionistas sobre o protocolo, mas alertou que qualquer ação unilateral pode prejudicar o processo de paz e a estabilidade política em toda a ilha.

jf/nm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.