27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex primeira ministra critica machismo da classe política francesa

Ex primeira ministra critica machismo da classe política francesa

Paris, 15 mai (Prensa Latina) A ex primeira ministra francesa Edith Cresson, a única a ocupar esse cargo, criticou hoje o machismo da classe política de seu país, em meio a rumores de que uma mulher poderia ser nomeada para o cargo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Não é o país que é sexista, é a sua classe política com os mesmos ataques agora, declarou ao semanário Le Journal du Dimanche, às vésperas da provável nomeação pelo presidente Emmanuel Macron de uma mulher como substituta de Jean Castex, no início de uma nova administração de cinco anos do chefe de Estado reeleito.

Segundo Cresson, que chefiou o hotel Matignon entre maio de 1991 e abril de 1992, durante seu mandato sob a presidência do socialista François Mitterrand, lhe foram atribuídos comentários que nunca fez, a criticaram constantemente e até falaram sobre suas roupas.

Com a renovação do governo marcada para amanhã, circulam na mídia os nomes de várias mulheres como a possível sucessora de Castex, sendo a atual ministra do Trabalho, Élisabeth Borne, a principal favorita.

Para a ex primeira ministra, tanto debate sobre a possível nomeação de outra mulher para o cargo já é escandaloso por si só, especialmente depois que as mulheres de outros países europeus tiveram altas responsabilidades por muito tempo.

Nesse caso, ele mencionou a britânica Margaret Thatcher, primeira-ministra entre 1979 e 1990, e a alemã Angela Merkel, chanceler por mais de 15 anos.

Cresson desejou sucesso a uma eventual primeira ministra da França.

mem/wmr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.