28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Visitas de alto nível focam semana de notícias na Venezuela

Venezuela, visitas, alto, nivel, Cuba, semana

Visitas de alto nível focam semana de notícias na Venezuela

Caracas, 14 mai (Prensa Latina) As visitas do primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero, e do secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammed Barkindo, se destacam hoje entre os destaques da semana de notícias na Venezuela.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante vários dias, o chefe de governo da ilha desenvolveu uma intensa agenda de trabalho na nação sul-americana, a fim de revisar as relações bilaterais e avaliar os laços de intercâmbio em diversos campos, forjados nas últimas duas décadas.

Em coletiva de imprensa conjunta do Palácio de Miraflores (sede do Executivo), em Caracas, o presidente Nicolás Maduro destacou a vontade da Venezuela e Cuba de avançar na refundação e fortalecimento dos laços de cooperação, ajustados à atual conjuntura internacional.

“Estamos guiando o caminho para uma reformulação criativa e profunda do mapa de cooperação entre Cuba e Venezuela, para melhorar, ampliar e aprofundar o apoio mútuo”, com vistas a uma nova etapa de prosperidade para ambos os países e o resto da América Latina e Caribe, destacou o chefe de Estado.

Maduro enfatizou a importância de adaptar a colaboração bilateral aos novos tempos, a fim de ter um impacto positivo na vida social, econômica e cultural dos povos cubano e venezuelano; “Estamos indo por esse caminho”, disse o dignitário.

Por sua vez, o primeiro-ministro de Cuba avaliou como positiva sua visita à Venezuela, onde debateu com autoridades locais sobre questões econômicas e financeiras, além de trocar experiências que levaram a ações para melhorar a economia e a qualidade de vida de ambas as cidades.

Marrero ratificou a vontade mútua da Venezuela e Cuba de revisar e ajustar as relações de cooperação à atual situação internacional, bem como identificar novos nichos de colaboração.

Durante a semana, o chefe de Estado venezuelano também manteve um encontro com o secretário-geral da OPEP, Mohammed Barkindo, em que ambos os dignitários destacaram as ações promovidas pela organização para garantir o equilíbrio do mercado de petróleo no atual cenário econômico global.

A esse respeito, Maduro especificou que os acordos de cooperação entre os países produtores -membros ou não do bloco- por meio do mecanismo OPEP plus permitiram manter a estabilidade entre preços, oferta e demanda de petróleo bruto em tempos de crise no mercado de petróleo.

O chefe de Estado reiterou o compromisso das nações participantes neste espaço para que se mantenham unidas e disciplinadas na promoção de ações para regular o mercado de petróleo, de acordo com as necessidades da humanidade.

Por sua vez, o secretário-geral da OPEP destacou os esforços do governo venezuelano para recuperar a indústria e aumentar gradualmente a produção de petróleo bruto, diante dos graves efeitos causados pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.

car/wup/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.