27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A padroeira da Argentina

ARgentina, patrona, Virgen de Luján, peregrinación

A padroeira da Argentina

Por Glenda Arcia Buenos Aires, 14 mai (Prensa Latina) Em um ato de fé, cultura e tradição, milhares de argentinos veneraram a Virgem de Luján e participaram da peregrinação à igreja que leva seu nome, a cerca de 70 quilômetros da capital do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como todos os anos, os fiéis pediram a proteção do protetor desta nação, da província de Buenos Aires, da Polícia Federal e das ferrovias, que se tornou um símbolo de identidade e uma parte importante da história local.

Sob o lema “Você ficou conosco para sempre”, os paroquianos partiram de Descanso El Peregrino, na cidade de La Reja, em Buenos Aires, e muitos deles participaram da cerimônia de troca do manto do santo, realizada todo dia 7 de maio.

No dia 8, dedicado à padroeira, fizeram uma procissão da Plaza de Colón até o santuário para assistir à missa em sua homenagem.

Reza a história que em 1630 o proprietário de terras português Antonio Farías de Sá, que morava em Córdoba del Tucumán, pediu a um amigo que enviasse uma imagem da Virgem Maria do Brasil para uma capela que estava construindo na atual província de Santiago del Estero.

Duas figuras de barro chegaram a Buenos Aires do gigante sul-americano, no navio do capitão Andrea Juan: uma da Imaculada Conceição e outra da Virgem com o menino Jesus dormindo em seus braços.

Os caixotes estavam a ser transportados para o seu destino quando, nas margens do rio Luján, a carroça que transportava a primeira imagem parou e foi impossível deslocá-la. Então, os vizinhos a levaram para a fazenda próxima da família Rosendo e lá construíram um altar para ela. Ao lado dela estava sempre o escravo Manuel, encarregado de seus cuidados.

Mais tarde, ela se tornou a padroeira do antigo vice-reinado do Río de la Plata e mais tarde das repúblicas da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Depois de mudar de lugar várias vezes, a chamada Virgem Gaúcha é hoje venerada na Basílica de Nossa Senhora de Luján, onde foi colocada por volta de 1904. O magnífico edifício é considerado o santuário nacional da Argentina e uma joia da arquitetura local.

(Retirado de Orbe)

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.