28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova acusação no Uruguai por monopólio portuário

Uruguay, acusación, gobierno, puerto, concensión, multinacional

Nova acusação no Uruguai por monopólio portuário

Montevidéu, 13 mai (Prensa Latina) Legisladores do Frente Ampla do Uruguai acrescentaram hoje mais um processo acusatório contra o governo pela concessão de monopólio portuário à multinacional Kaoten Natie.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desta vez, 25 deputados assinaram uma ação para anular aquele acordo, apontando “um vício de incompetência” e outra “nos procedimentos que legalmente transcendem a falta de motivação”.

Com este procedimento procuram contestar a resolução do Poder Executivo, emitida no Conselho de Ministros de 25 de fevereiro de 2021, que aprovou o acordo que prevê a extensão do monopólio do terminal de contêineres até 2081.

Em outubro de 2021, após o indeferimento de um recurso administrativo de cassação, senadores do Frente Ampla apresentaram uma denúncia formal ao Ministério Público por supostos atos criminosos.

Em ambos os processos, levantou-se a inconstitucionalidade, uma vez que a concessão de monopólio a entidade estrangeira carece de aprovação parlamentar por maioria especial de três quartos dos votos.

Para o secretário-geral do sindicato dos portos, Álvaro Reinaldo, o que foi acordado com Kaoten Natie é o responsável pela atual crise com a empresa concorrente Monrtecon, que anunciou a demissão de 150 trabalhadores e uma redução salarial de 50 por cento para os funcionários que permanecem no quadro.

Informou que a medida de greve de protesto aplicada há dias será prorrogada por mais 24 horas devido à falta de garantias de uma proposta mediadora do Ministério do Trabalho para a reintegração de desempregados e ao desacordo com as perdas salariais que afetarão cerca de 700 famílias.

acl/hr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.