28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Arqueólogos iniciam difícil tarefa de restaurar Palmira, na Síria

Arqueólogos iniciam difícil tarefa de restaurar Palmira, na Síria

Damasco, 13 mai (Prensa Latina) Uma equipe de arqueólogos sírios e russos iniciou a execução de um difícil projeto para resgatar os sítios destruídos por terroristas na antiga cidade de Palmira, informaram hoje as autoridades culturais desta nação árabe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os especialistas, cujo trabalho exige experiência e rigor, começaram por reconstruir o antigo Arco do Triunfo, dinamitado juntamente com outros monumentos em outubro de 2015 por terroristas do grupo extremista Daesh (Estado Islâmico), que invadiram aquela antiga cidade, localizada a 270 quilómetros a nordeste de esta capital.

O estágio atual inclui listar e documentar todas as principais pedras no local do arco desmoronado, e depois levá-las para outro local e organizá-las de maneira científica e sistemática, levando em consideração os planos antigos, disse o vice-diretor do Departamento de Antiguidades e Museus, Hummam Saad.

Ele revelou que, durante o processo, foi consultada uma equipe internacional de especialistas composta por arqueólogos que já trabalharam nas escavações e na restauração de antiguidades em Palmira.

Os padrões internacionais seguidos pela Organização das Nações Unidas para a Cultura e as Artes UNESCO também foram levados em consideração nos sites cadastrados em uma Lista do Património Mundial, acrescentou o funcionário.

Uma vez concluída a reconstrução do arco, segundo Saad, começará imediatamente a restauração do Templo de Baal Shamin, do Tetrápilo, da fachada do anfiteatro de Palmyra e do famoso Templo de Bel, todos explodidos pelos terroristas .

Por sua vez, a arqueóloga Natalia Solovyova, responsável pelo projeto de restauração do Arco do Triunfo, comentou que a primeira fase inclui a restauração moderna e precisa do Arco, com a aprovação da UNESCO.

Palmira, conhecida aqui como a Pérola do Deserto Sírio, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980 devido aos seus valiosos monumentos e ruínas que datam da época romana, e em 20 de junho de 2013 esta cidade foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial Locais em Perigo.

O Arco do Triunfo de Palmira foi construído no século II (N.E) sob o comando do imperador romano Septímio Severo, e foi um dos locais mais visitados por turistas e especialistas.

mv/fm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.