27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Solidariedade a Cuba ratificada no congresso britânico de bombeiros

Solidariedade a Cuba ratificada no congresso britânico de bombeiros

Londres, 12 de maio (Prensa Latina) O Sindicato dos Bombeiros do Reino Unido (FBU) planeja adotar hoje uma moção de solidariedade a Cuba no congresso que se realiza em Brighton, Inglaterra, adiantaram fontes sindicais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conforme explicou Les Skarratts, membro do Comitê Internacional da FBU, em evento paralelo à conferência sindical, o texto destacará em particular o trabalho realizado pelos bombeiros cubanos após a explosão ocorrida na semana passada no hotel Saratoga, em Havana.

Durante o encontro, tanto o diretor da Campanha de Solidariedade com Cuba, Rob Miller, quanto Skarrats reiteraram suas condolências ao povo da ilha caribenha pelo acidente atribuído a um vazamento de gás, que até agora deixou 44 mortos e quase um cem feridos, informaram fontes diplomáticas à Prensa Latina.

Miller anunciou também o lançamento de uma iniciativa para angariar fundos para comprar medicamentos e equipamentos para ajudar as famílias das vítimas da tragédia e os serviços de emergência.

O ativista britânico, que esteve recentemente em Cuba junto com uma delegação de jovens sindicalistas do Reino Unido, explicou aos presentes no evento que o país antilhano enfrenta deficiências e limitações como resultado do bloqueio imposto pelos Estados Unidos por mais mais de 60 anos e devido ao impacto da pandemia de Covid-19.

Ele destacou, no entanto, que Cuba mantém suas conquistas nas áreas de saúde e educação, e mencionou em particular o desenvolvimento de várias vacinas contra a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

O deputado trabalhista Navendu Mishra também se solidarizou com o povo cubano pelo lamentável acidente no hotel Saratoga e, ao abordar as relações entre Havana e Washington e o impacto do bloqueio, afirmou que a experiência das relações cubano-britânicas mostra que o diálogo, e não confronto, pode abrir pontes entre países.

Ele lembrou que, como membro do Grupo Multipartidário sobre Cuba no Parlamento britânico, apoiou uma moção no ano passado em que o governo britânico foi solicitado a promover a cooperação internacional com a ilha caribenha e instar o governo do presidente Joe Biden a normalizar os laços com o país antilhano.

Por seu lado, a segunda secretária da embaixada cubana no Reino Unido, Aymée Díaz, reconheceu o apoio da FBU e de todos os cidadãos britânicos que fizeram doações para combater a Covid-19, agradeceu as inúmeras mensagens de condolências recebidas após o acidente em o hotel havana.

A diplomata explicou que o bloqueio norte-americano é a principal causa dos problemas que seu país enfrenta hoje, e mencionou que até o primeiro semestre de 2021, os prejuízos causados ​​por essa política unilateral de Washington equivalem a 12 milhões de dólares por dia.

acl/nm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.